Imagem da receita

Frango assado de Natal

A mistura de especiarias, laranja, mel e alecrim forma um perfume festivo, com a cara do Natal. Enquanto o assado está no forno, esse perfume natalino vai tomando conta da casa. O frango – ou os frangos se a ceia por aí for grande – sai do forno com acompanhamento: rodelas de laranja, gomos de cebola e uma cabeça de alho. E, olha, não desperdice o caldinho que se forma na assadeira. Ele vira um molho de laranja superaveludado para compor a ceia.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 1 frango inteiro, com pele e osso (cerca de 1,8 kg)
  • 2 laranjas-baía
  • 3 cebolas
  • 1 cabeça de alho
  • ⅓ de xícara (chá) de vinho branco
  • ¼ de xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1 colher (sopa) de sal grosso
  • 2 colheres (chá) de gengibre em pó
  • 1 colher (chá) de colorau
  • ½ colher (chá) de cúrcuma
  • 4 cravos-da-índia
  • 3 ramos de alecrim
  • 2 folhas de louro
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • azeite a gosto

Modo de preparo

  1. No pilão, bata o sal grosso para quebrar em pedaços menores. Misture as raspas de 1 laranja, o gengibre em pó, o colorau, a cúrcuma e pimenta-do-reino a gosto. 
  2. Seque bem o frango com um pedaço de papel-toalha e transfira para uma tigela. Tempere o frango com a mistura de especiarias – esfregue bem sobre toda a pele, dentro da cavidade do frango e também entre a pele e a carne do peito, com cuidado para não rasgar a pele. 
  3. Tampe a tigela e leve à geladeira para marinar por no mínimo 1 hora (se preferir, você pode temperar o frango de manhã para assar à noite).
  4. Passado o tempo da marinada, preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média). Retire o frango da geladeira e mantenha em temperatura ambiente por 30 minutos para perder o gelo enquanto o forno preaquece. 
  5. Corte as cebolas ao meio e descasque. Faça 3 cortes na cebola, como se fossem gomos, mas sem passar a faca pela raiz — assim os gomos permanecem unidos ao assar. Mantenha a cabeça de alho inteira.
  6. Corte metade da laranja utilizada para fazer as raspas em quatro pedaços. Prenda as folhas de louro, espetando com os cravos, em dois pedaços de laranja – eles serão usados para rechear o frango. A outra metade da laranja e a laranja inteira restante, corte em rodelas de 1 cm – elas serão usadas de cama para assar o frango. 
  7. Numa assadeira grande, distribua as rodelas de laranja no centro formando uma cama para o frango. Coloque os ramos de alecrim sobre as laranjas e distribua as cebolas ao redor da cama de laranja. Regue tudo com um fio de azeite e tempere as cebolas com sal e pimenta a gosto. 
  8. Posicione o frango na cama de laranja, com o peito para cima. Preencha a cavidade interna com os pedaços de laranja. Corte um pedaço grande de barbante, segure uma ponta em cada mão e passe o centro sob o curranchinho – aquele rabinho, que forma um bico. Levante o barbante e cruze sobre as coxas; enrole cada ponta de barbante na ponta de uma coxa e puxe para cima, fechando a cavidade e deixando as coxinhas unidas e rentes ao peito.  Passe o barbante pela lateral do frango, prendendo as asas rentes ao peito, e amarre as pontas na região do pescoço do frango. Essa amarração faz com que o frango asse de maneira uniforme e o calor do forno circule melhor pela carne.
  9. Regue o frango com 2 colheres (sopa) de azeite. Com cuidado para não molhar o frango, regue a assadeira com a água e o vinho. 
  10. Leve ao forno para assar por cerca de 1h10 minutos – o cálculo é de cerca de 40 minutos por quilo de frango. Numa tigela pequena, separe 2 colheres (sopa) de azeite para pincelar o frango ao longo do cozimento.
  11. A cada 30 minutos, abra o forno, pincele o frango com azeite e regue a assadeira com ½ xícara (chá) de água – isso mantém a umidade das laranjas e das cebolas e a pele do frango fica mais dourada e crocante. Na metade do tempo, adicione a cabeça de alho e regue com um fio de azeite para não queimar. Aproveite também para virar as cebolas com uma pinça e girar a assadeira, para que tudo asse por igual. 
  12. Quando faltarem 5 minutos para o tempo final de cozimento, misture o mel com o restante do azeite. Abra o forno com cuidado e pincele a mistura sobre toda pele do frango para dar um sabor e brilho extra. 
  13. Para conferir se o frango está assado: com a ponta de uma faca, faça um furinho na junção da sobrecoxa com o peito. Se o líquido sair transparente, sem sangue, é sinal de que está pronto, do contrário volte ao forno por mais alguns minutos. Se estiver usando um termômetro: a temperatura da carne deve ser no mínimo 75 ºC.
  14. Retire o frango do forno e deixe descansar por 10 minutos antes de cortar. Não pule essa etapa: nesse tempo, os sucos da carne se redistribuem, o que garante um assado úmido e saboroso. Sirva o frango com as laranjas e cebolas da assadeira. Experimente preparar um molho de laranja com o caldinho que se formou na assadeira. 

CALDO PRECIOSO

Não descarte o caldinho que se formar na assadeira. Retire um pouco do excesso de gordura com uma colher e utilize o restante para preparar um molho de laranja.

PARA ASSAR 2 FRANGOS DE UMA SÓ VEZ

Calcule um frango para cada 5 pessoas. Se precisar assar 2, prepare o dobro da marinada seca e divida entre 2 frangos.

Utilize 3 laranjas-baía (1 laranja é usada para rechear os frangos e as outras duas para o preparo da cama)

Dependendo do tamanho de sua assadeira, o espaço para as cebolas ficará menor. Coloque quantas couberem ao redor dos frangos, sem amontoar.

A quantidade de líquido usada será a mesma no início da receita. Fique atento ao tempo no forno, regue com água sempre que necessário para não secar.

Atenção ao modo de colocar as aves na assadeira: disponha os frangos nas extremidades da assadeira, virados em direções opostas, para que o ar circule entre eles. Não deixe que eles encostem um no outro. 

O tempo de forno não muda, mas vale a pena ficar de olho pois pode haver uma pequena variação, dependendo do forno utilizado.