Imagem da receita

Fritata de batata com cebola pérola

Uma fritata super-elegante, que já sai do forno decorada. O segredo está nas cebolas: você vai usar as do tipo pérola, posicionando-as em um desenho concentrado para o lado do cabo da frigideira. Além de deixar o prato lindo, esse arranjo agrada até aqueles que preferem uma fatia só com ovos e batatas. E nem dá para julgar: aqui o corte é fininho e elas ficam supermacias. Versátil, a preparação pode ser servida quente, fria ou em temperatura ambiente. Não tem erro!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

Serve8 porções


Ingredientes

  • 6 batatas pequenas
  • 6 ovos
  • 5 cebolas-pérola
  • ⅓ de xícara (chá) de azeite
  • ½ colheres (chá) de sal
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Separe uma frigideira antiaderente, de 26 cm, que possa ir ao forno (ela não pode ter cabo de plástico nem de silicone).
  2. Descasque e corte as batatas ao meio, no sentido do comprimento. Com um fatiador de legumes (ou mandolim), corte as batatas em meias-luas finas. Corte as cebolas ao meio, no sentido do comprimento, passando a faca pela raiz — assim as camadas da cebola permanecem unidas. Descasque as metades e reserve.
  3. Leve a frigideira ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, adicione as batatas e misture com uma espátula de silicone para envolver as fatias com o azeite. Deixe fritar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até que as fatias estejam macias e levemente douradas. Enquanto isso, quebre os ovos.
  4. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela grande. Bata os ovos com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas. Tempere com o sal, pimenta e noz-moscada a gosto.
  5. Com uma escumadeira, transfira as batatas para a tigela com os ovos batidos e mantenha o azeite que sobrou na frigideira. Misture as batatas aos ovos e reserve — dessa forma, as fatias de batata ficam mais bem distribuídas na fritata.
  6. Volte a frigideira ao fogo baixo, coloque as cebolas com a parte cortada para cima e deixe por cerca de 2 minutos. Vire com uma pinça para que o lado cortado doure levemente e as cebolas comecem a ficar macias — cuidado, se dourarem demais nessa etapa as cebolas podem queimar ao assar. 
  7. Desligue o fogo e disponha as cebolas num dos lados da frigideira, formando um desenho. Com a pinça, distribua fatias de batata na frigideira: comece colocando as batatas no lado oposto ao das cebolas e vá acomodando ao redor delas — assim você preserva melhor o desenho e as cebolas não saem do lugar. Com cuidado, adicione o restante da mistura de batatas e ovos, preenchendo toda a frigideira, inclusive sobre as cebolas, e nivele com a espátula.
  8. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, ou até a fritata inflar bem e ficar levemente dourada.
  9. Retire a fritata do forno e deixe amornar por 2 minutos antes de desenformar. Delicadamente, passe a espátula de silicone na borda da frigideira para ajudar a soltar a fritata. Cubra a frigideira com uma tábua (ou prato grande) e vire de uma só vez para desenformar. Sirva a seguir.