Imagem da receita

Galete de maçã

Alerta de receita para impressionar a família! E vale principalmente para você que é novato na cozinha. Esta torta rústica, de massa crocante, não precisa de fôrma especial para assar. Deliciosa, com maçãs muito macias e levemente adocicadas, fica bonita mesmo que você ainda não tenha habilidades especiais. E é um convite à criatividade: é possível variar os recheios!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeAté 6 porções

PARA A MASSA

Ingredientes

  • 1¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 100 g de manteiga gelada
  • 1 ovo

Modo de preparo

  1. Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar e o sal. Corte a manteiga em cubos e transfira para a tigela. Com a ponta dos dedos, misture a manteiga com os ingredientes secos até formar uma farofa, sem dissolver completamente a manteiga — isso vai garantir que a massa fique mais crocante depois de assada. 
  2. Quebre o ovo numa tigela pequena e junte à farofa — assim, se ele estiver estragado, você não perde toda a receita. Misture com as mãos até conseguir formar uma bola — evite trabalhar demais a massa para não desmanchar os pedacinhos de gordura; ela é uma massa mais rústica mesmo. 
  3. Achate levemente a massa num disco — assim fica mais fácil para abrir depois. Embale com filme e leve à geladeira por no mínimo 1 hora (se preferir, prepare a massa no dia anterior).

PARA O RECHEIO E A MONTAGEM

Ingredientes

  • 3 maçãs fuji
  • 2 colheres (sopa) de açúcar demerara
  • ¼ de colher (chá) de canela em pó
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • 25 g de manteiga
  • 1 ovo para pincelar
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • açúcar demerara a gosto para polvilhar a massa

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  2. Lave e seque as maçãs e mantenha a casca. Com uma faca de serra, corte as maçãs em rodelas finas, de cerca de 0,3 cm (se preferir, retire as sementes com a ponta de uma faquinha). Transfira para uma tigela grande e polvilhe com o açúcar e as especiarias.
  3. Numa tigela pequena, coloque a manteiga e leve ao micro-ondas para rodar por 30 segundos, ou até derreter. Regue as fatias de maçã com a manteiga derretida e misture delicadamente. Reserve.
  4. Polvilhe a bancada com um pouco de farinha e, com um rolo de macarrão, abra a massa num disco, até ficar com cerca de 0,5 cm de espessura ou cerca de 30 cm de diâmetro (se preferir, abra a massa entre dois pedaços de papel-manteiga). Atenção: a galete é uma torta rústica, não se preocupe em abrir um disco perfeito.
  5. Enrole a massa no rolo e transfira para uma assadeira grande e rasa. Distribua as fatias de maçã, umas sobre as outras, rusticamente, deixando o centro mais alto e uma borda livre de massa de cerca de 5 cm. Dobre as bordas de massa sobre as fatias de maçã.
  6. Numa tigela pequena, quebre um ovo e, com um garfo, misture bem com 1 colher (chá) de água. Pincele a borda da torta com a mistura de ovo e água e polvilhe um pouco de açúcar demerara.
  7. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, até que a massa esteja dourada e crocante e as maçãs macias. Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de servir. Fica uma delícia acompanhada de mel e creme batido.

    PODE ADIANTAR!

    Faça a massa até 3 dias antes do preparo e mantenha na geladeira. Na hora de montar, deixe em temperatura ambiente de 5 a 10 minutos antes de abrir.