Imagem da receita

Galetes de Mandioca

Esses disquinhos crocantes de mandioca ralada são versáteis que só eles! No happy hour, com patê, funcionam como torradinhas. Acompanham carne de panela, moqueca e sopa. E puros servem de petisco e até de opção para a lancheira!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 500 g de mandioca
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a  200 ºC (temperatura média). Unte o fundo de uma assadeira grande (de preferência antiaderente) com um pouco de azeite.
  2. Descasque e passe a mandioca pela parte grossa do ralador. Embrulhe a mandioca ralada num pano de prato limpo e dê uma leve torcida para secar. Transfira a mandioca para uma tigela grande, regue com ¼ de xícara (chá) de azeite e tempere com sal e pimenta a gosto. Misture bem com as mãos para envolver toda a mandioca ralada com o tempero.
  3. Para formar as galetes: coloque 2 colheres (sopa) da mandioca ralada na assadeira e achate levemente para formar um disco de 6 cm de diâmetro – não deixe os discos muito finos pois podem ressecar. Repita com o restante da mandioca, deixando espaço entre cada uma até completar a assadeira.
  4. Leve ao forno por cerca de 40 minutos até dourar – na metade do tempo, vire os discos para assar por igual. As galetes ficam douradas por fora, levemente macias no centro e crocantes depois de esfriarem. Retire do forno e deixe esfriar antes de servir ou armazenar.

 

Para o dia seguinte

As galetes permanecem crocantes de um dia para o outro se armazenadas numa assadeira bem fechada com filme ou num pote com fechamento hermético.