Imagem da receita

Galeto assado com laranja e mel

Ideal para um jantar festivo a dois, esse galeto fica úmido e dourado. Temperado com uma mistura de especiarias, raspas de laranja e alecrim, tem o perfume das festas de fim de ano. Para ficar com ainda mais cara de festa, é servido com salada caprese.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 1 galeto inteiro com pele e osso (cerca de 800g)
  • ½ laranja-baía
  • ½ colher (chá) de mel
  • 1 colher (chá) de sal grosso
  • 1 colher (chá) de gengibre em pó
  • ½ colher (chá) de colorau
  • ¼ de colher (chá) de cúrcuma
  • 1 pitada de cravo-da-índia em pó
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 3 galhos de alecrim pequenos
  • 4 colheres (chá) de azeite

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). 
  2. No pilão, bata o sal para ficar um pouco mais fino. Com um zester, faça raspas da casca de meia laranja-baía e junte ao sal. Misture o gengibre, o cravo, a cúrcuma, o colorau e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. 
  3. Seque bem o galeto com um pedaço de papel-toalha e transfira para uma tigela. Tempere o galeto com a mistura de especiarias – esfregue bem sobre toda a pele, dentro da cavidade do galeto e entre a pele e a carne do peito, com cuidado para não rasgar a pele. 
  4. Tampe a tigela e mantenha em temperatura ambiente para marinar por  no mínimo 30 minutos (se preferir, você pode temperar o galeto algumas horas antes do preparo). 
  5. Enquanto isso, corte a laranja ao meio e uma metade ao meio novamente – esses dois quartos de laranja vão ser usados para rechear o galeto e mantê-lo úmido ao assar. Coloque o azeite numa tigela pequena – ele será usado para pincelar o galeto durante o cozimento.
  6. Passado o tempo da marinada, posicione o galeto na tábua, com o peito para cima. Recheie o galeto com os dois quartos de laranja e os 3 galhos de alecrim. 
  7. Corte um pedaço grande de barbante, segure uma ponta em cada mão e posicione o meio por baixo do curranchinho do galeto – aquele rabinho, que forma um bico. Levante o barbante e cruze sobre as coxas; enrole cada ponta de barbante na ponta de uma coxa, puxe para cima e amarre – assim o galeto assa de maneira uniforme.
  8. Regue uma assadeira média com um fio de azeite. Disponha o galeto no centro. Pincele toda a superfície do galeto com um pouco do azeite e leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos. 
  9. Na metade do tempo, abra o forno com cuidado e pincele o galeto com azeite. Nos últimos 5 minutos, misture o mel ao restante do azeite e pincele sobre toda a pele do galeto para dar um sabor e brilho extra. 
  10. Para conferir se o galeto está assado: com a ponta de uma faca, faça um furinho na junção da sobrecoxa com o peito. Se o líquido sair transparente, sem sangue, é sinal que está pronto, do contrário volte ao forno por mais alguns minutos. Se estiver usando um termômetro: a temperatura da carne deve ser no mínimo 75 ºC.
  11. Retire o galeto do forno e espere 5 minutos antes de servir. Não pule essa etapa: nesse tempo, os sucos da carne se redistribuem, o que garante um assado úmido e saboroso. Sirva a seguir com salada caprese e molho pesto.

PARA A SALADA CAPRESE

Ingredientes

  • 200 g de tomates-cereja com rama (cerca de 12 unidades)
  • 3 bolas de muçarela de búfala (cerca de 150g)
  • molho pesto a gosto para servir
  • folhas de manjericão grande a gosto para servir

Modo de preparo

Lave, seque e corte os tomates ao meio. Num prato de servir, coloque os tomates cortados, rasgue a muçarela e regue com um pouco do molho pesto. Sirva com folhas de manjericão. 

VERSÃO NA AIR FRYER

Prepare a marinada seca sem as raspas de laranja (como o calor da air fryer é muito intenso, as raspas podem queimar e deixar o preparo amargo). 

Passado o tempo da marinada, programe a AirFryer da linha Electrolux por Rita Lobo na função frango (200 ºC por 30 minutos). 

Abra a gaveta e disponha o galeto no cesto, com o peito virado para baixo. Na metade do tempo (15 minutos), vire o galeto com cuidado, deixando o peito para cima.

Retire o galeto da AirFryer e deixe descansar por 5 minutos antes de cortar. Não pule essa etapa: nesse tempo, os sucos da carne se redistribuem e garantem um assado úmido e saboroso.