Imagem da receita

Geleia de cebola com vinho tinto

Não precisa nem gostar de geleia para preparar esta aqui. Linda e com sabor complexo, é ótima para servir num happy hour ou para acompanhar uma seleção de queijos. Também faz bonito com grelhados e tortas (imagine uma quiche de queijo servida com uma colherada dessa geleia).


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

Serve1 ½ xícara (chá) / 450 g


Ingredientes

  • 4 cebolas (cerca de 500 g)
  • ¾ de xícara (chá) de açúcar
  • ⅓ de xícara (chá) de vinho tinto
  • ½ xícara (chá) de vinagre de vinho tinto
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 3 ramos de tomilho
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Descasque e corte as cebolas em meias-luas de 0,5 cm.
  2. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione as cebolas e tempere com uma pitada de sal. Cozinhe por 10 minutos, mexendo de vez em quando, até começar a ficar dourada e bem macia. 
  3. Regue com o vinho e raspe bem o fundo da panela com uma espátula para dissolver os queimadinhos e dar sabor ao preparo. Acrescente o açúcar, o vinagre e o tomilho. Tempere com ½ colher (chá) de sal, pimenta a gosto e misture bem. 
  4. Mantenha a panela em fogo médio até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos, mexendo de vez em quando até as cebolas ficarem bem macias e formar uma calda rala e brilhante. Atenção: a geleia deve sair da panela ainda com líquido, pois só adquire a consistência e o sabor apurados após o descanso na geladeira.
  5. Transfira a geleia para um pote de vidro esterilizado, com fechamento hermético. Deixe amornar em temperatura ambiente antes de fechar e leve para a geladeira para descansar por, no mínimo, 1 hora. Sirva a geleia fria como acompanhamento de queijos, grelhados e tortas. 

como ARMAZENAR

A geleia pode ser armazenada num pote bem fechado na geladeira por até 15 dias.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha