Imagem da receita

Geleia de jabuticaba

Essa geleia é um clássico das casas brasileiras. Pode estar na mesa do café da manhã, para passar no pão, mas também faz bonito no happy hour, com queijos, ou como sobremesa, com crepe.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve1 ¾ de xícara (chá)


Ingredientes

  • 1 kg de jabuticaba
  • 1 litro de água
  • 1 xícara (chá) de açúcar cristal

Modo de preparo

  1. Numa tigela, lave as jabuticabas sob água corrente.
  2. Transfira as jabuticabas para uma panela grande, cubra com a água e leve ao fogo alto. Quando ferver, diminua o fogo para médio e conte 15 minutos, mexendo de vez em quando, até a água adquirir a coloração roxa e as jabuticabas murcharem e estourarem – durante esse período, retire a espuma que se formar na superfície com uma colher.
    Apoie uma peneira grande (ou escorredor de macarrão) sobre uma tigela grande e coe a jabuticaba cozida, pressionando levemente com a espátula para extrair toda a polpa e líquido do cozimento. Coloque um pires no congelador — ele vai ser usado para verificar o ponto da geleia.
  3. Volte o líquido do cozimento coado para a panela e adicione o açúcar. Misture com uma espátula de silicone e volte ao fogo alto. Assim que ferver, diminua o fogo para médio e cozinhe por cerca de 50 minutos, mexendo de vez em quando com a espátula, até o líquido começar a espumar e mudar de coloração — ele fica um tom roxo avermelhado intenso. Depois que espumar, conte 1 minuto. Mergulhe uma colher dentro da panela, a geleia deve cobrir as costas da colher, formando uma camada bem brilhante, no ponto napê.
  4. Para verificar o ponto: com uma colher, coloque um pouco da geleia num canto do pires gelado e incline delicadamente, a geleia deve escorrer. Volte o pires para o congelador por mais um minuto, retire, e com a ponta do dedo, pressione a geleia escorrida para cima. A geleia deve ficar na textura de um gel — a geleia de jabuticaba tem um ponto diferente em relação às geleias mais tradicionais, ela sai líquida da panela e endurece bem depois de esfriar. Caso tenha um termômetro, a geleia deve atingir a temperatura de 100 ºC.
  5. Transfira a geleia ainda quente para um pote de vidro e espere esfriar completamente antes de levar para a geladeira por pelo menos 24h antes de servir. Sirva fria com queijos, pães, bolos, crepes.


Pode congelar

A geleia dura até três meses congelada. Para descongelar, transfira para a geladeira.

Sugestão de
cardápio