Imagem da receita

Geleia de laranja

Agora você pode preparar em casa este clássico do café da manhã, em uma versão perfumada, brilhante e com pedacinhos da casca. Deliciosa com pães, faz bonito em uma tábua de queijos, transforma o sabor de sanduíches e pode até virar ingrediente de outras receitas. Imagine só com costelinha assada!


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve2½ xícaras (chá) (cerca de 800 g)


Ingredientes

  • 3 laranjas-baía
  • 1 ¾ de xícara (chá) de açúcar demerara
  • ½ xícara (chá) de caldo de limão (cerca de 3 limões)
  • 1,5 litro de água

Modo de preparo

  1. Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca de duas laranjas sob água corrente e seque com um pano. Com um descascador de legumes (ou faca bem afiada), faça tiras da casca das laranjas com cuidado para não extrair a parte branca — ela pode amargar a receita. Corte as tiras de casca em fatias finas, de cerca de 3 mm, no sentido da largura.
  2. Corte e descarte a base e a tampa da terceira laranja. Apoie a base da laranja na tábua e descasque, de cima para baixo, seguindo a curvatura da fruta. Retire toda a película branca. Repita o processo com as outras laranjas para remover a parte branca que restou nas frutas.
  3. Corte cada laranja ao meio e cada metade em três gomos; descarte a fibra grossa central e fatie os gomos em pedaços de 2 cm. 
  4. Transfira as laranjas cortadas para uma panela grande. Adicione as tirinhas de casca, junte o açúcar, o caldo de limão e a água. Misture com uma espátula e leve ao fogo alto.
  5. Assim que ferver, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 1 hora e 40 minutos, mexendo de vez em quando. Enquanto isso, coloque um pires no congelador — ele vai ser usado para verificar o ponto da geleia.
  6. A partir de 1 hora de cozimento, a geleia deixa de ser opaca, começa a ficar brilhante e a espumar. Verifique o ponto a partir desse momento (o tempo de cozimento pode mudar de acordo com a panela utilizada e a chama do fogão). 
  7. Para checar o ponto: mergulhe uma colher dentro da panela; a geleia deve cobrir as costas da colher, formando uma camada bem brilhante. Coloque um pouquinho da geleia num canto do pires gelado e incline delicadamente para escorrer; volte o pires para o congelador por mais um minuto, retire novamente e, com a ponta do dedo, volte a geleia escorrida para cima — ela deve ficar na textura de gel. Atenção: diferentemente de outras receitas, a geleia de laranja sai mais líquida da panela e termina de atingir a consistência só depois de esfriar.
  8. Transfira a geleia ainda quente para um pote de vidro — se a geleia permanecer na panela quente, mesmo com o fogo desligado, poderá passar do ponto. Deixe a geleia esfriar completamente antes de levar para a geladeira. Ela precisa gelar por pelo menos 24 horas antes de ser servida. Dura até 1 mês na geladeira.


PODE TROCAR

A laranja-baía foi a nossa escolhida por ter a polpa bem amarelinha e também pela cor e pelo perfume da casca. Mas, se você quiser usar outros tipos, ou combinar laranja com limão-siciliano, tudo bem. O sabor e a cor podem mudar um pouco. O importante é manter a proporção da fruta em peso e a quantidade de açúcar da receita. 


CONSERVAÇÃO

Você pode estender o tempo de conservação da geleia pronta por até 2 meses. O truque está no modo de envase. Transfira a geleia ainda quente para potes de vidro esterilizados, deixando cerca de 2 cm até a tampa livres. Feche os potes com a geleia quente e vire de ponta-cabeça na bancada para formar vácuo. 


Se preferir, a geleia pode ser congelada por até 6 meses, sem a necessidade de esterilizar potes nem formar vácuo na tampa. 

Sugestão de
cardápio