Imagem da receita

Geleia de morango com maracujá

O encontro do morango com o maracujá rende uma geleia que além de ser linda, tem perfume e sabor incríveis. Um azedinho-doce na medida, que faz bonito para presentear e compõe a mesa do café da manhã.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

Serve1 1/4 xícara (chá) (300 g)


Ingredientes

  • 250 g de morango (1 caixa)
  • ½ xícara (chá) da polpa de maracujá com as sementes (2 maracujás pequenos)
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar cristal

Modo de preparo

  1. Lave os morangos sob água corrente, transfira para uma peneira e deixe escorrer por alguns minutos. Coloque um pires no congelador – ele vai ser usado para verificar o ponto da geleia.
  2. Corte o topo dos maracujás e, com uma colher, raspe bem a polpa com as sementes numa panela pequena.
  3. Descarte o cabinho com as folhas e corte cada morango em quartos – se estiverem muito grandes, corte em 6 pedaços. Transfira para a panela com o maracujá e misture o açúcar cristal. 
  4. Leve a panela ao fogo médio – não precisa adicionar água, as frutas vão cozinhar no próprio caldo. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos, mexendo de vez em quando com uma espátula de silicone para não queimar – a cada mexida, pressione os pedaços de morango com a espátula para desmanchar. Para verificar o ponto da geleia: com uma colher, coloque um pouco da geleia num canto do pires gelado e incline delicadamente, a geleia deve escorrer lentamente, como um gel.   
  5. Transfira a geleia ainda quente para um pote de vidro e deixe esfriar completamente antes de levar à geladeira. Sirva fria com pães, crepes ou bolos.

 

Como armazenar

Para aumentar a durabilidade, transfira a geleia ainda quente para um pote de vidro esterilizado, deixando cerca de 2 cm até a tampa livre. Feche o pote com a geléia quente, vire e mantenha de ponta cabeça por pelo menos 2 minutos para formar vácuo. Fechada a vácuo a geleia dura até 2 meses em temperatura ambiente. Depois de aberta, dura até 20 dias na geladeira.


Pode congelar

Dura até seis meses. Congele no pote mesmo. 

Sugestão de
cardápio