Imagem da receita

Hambúrguer

Carne moída quando se junta, bem juntinho mesmo, vira essa delícia que é o hambúrguer. Na versão mais clássica, vai para o pão, com queijo derretido. Mas também funciona servido no prato, com uma boa salada, no jantar de dia de semana.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve4 porções


Ingredientes

  • 720 g de patinho moído
  • 2 colheres (sopa) de água
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Numa tigela, coloque a carne, a água, o azeite e misture rapidamente com as mãos. Não tempere com sal. Divida em 4 bolas (180 g cada) e modele os hambúrgueres: achate cada uma, coloque sobre a tábua e vá acertando as laterais, empurrando para dentro com as mãos – a ideia é formar uma paredinha reta para que o hambúrguer fique alto.
  2. Com o polegar, faça uma marca bem no meio de cada hambúrguer – quando cozinha, a carne infla e, sem a marca, o hambúrguer pode ficar curvado. Se não for preparar os hambúrgueres na hora, leve para a geladeira – a carne deve estar bem fria na hora de ir para a frigideira.
  3. Leve uma frigideira grande e de preferência antiaderente ao fogo médio. Caso não tenha uma grande, use duas frigideiras ou prepare em etapas, retirando os dois primeiros hambúrgueres 2 minutos antes do tempo e transferindo para o forno pré-aquecido em temperatura média – assim eles terminam de cozinhar enquanto você prepara os outros dois.
  4. Espalhe azeite na superfície dos hambúrgueres e tempere com sal e pimenta a gosto.
  5. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque quantos hambúrgueres couberem de uma só vez, um ao lado do outro. Deixe dourar por 1 minuto e vire. Para um hambúrguer mal passado, deixe 4 minutos no total, virando de minuto em minuto. Para um hambúrguer ao ponto, são 6 minutos no total. Sirva a seguir. 
Sugestão de
cardápio