Imagem da receita

Kulfi de manga

Pedimos licença para apresentar esta receita sem modéstia. Antes dela, existiam duas formas de preparar a sobremesa indiana: com leite e açúcar ou com leite condensado. Agora são três! Usamos a técnica de preparo do leite condensado caseiro para criar um gelado amarelinho, que combina manga e cardamomo. Ele fica mais cremoso que um picolé e recebe como toques finais o pistache crocante e o hibisco em pó, que agrega um sabor cítrico e faz par perfeito com o docinho da manga.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve9 porções


Ingredientes

  • 1 manga palmer grande madura (3 xícaras de chá de manga cortada em cubos médios)
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar demerara
  • 1½ xícara (chá) de leite em pó
  • ½ xícara (chá) de água quente
  • 1 baga de cardamomo
  • pistache picado para decorar (opcional)
  • hibisco em pó a gosto para servir (opcional)

Modo de preparo

  1. Separe 8 tigelinhas individuais que comportem pelo menos 100 ml para servir o kulfi (se preferir, você pode utilizar forminhas próprias para fazer picolé).
  2. No liquidificador, coloque primeiro a água e em seguida o açúcar e o leite em pó — assim os ingredientes se misturam melhor. Bata por cerca de 3 minutos ou até que o creme fique liso e o açúcar se dissolva completamente — pare de bater e raspe a lateral do copo quantas vezes forem necessárias para misturar os ingredientes de maneira uniforme. Para verificar o ponto: com uma colher, retire uma porção e verifique com a ponta dos dedos se os grânulos do açúcar se dissolveram totalmente.
  3. Descasque, corte a polpa da manga em pedaços médios e transfira para o liquidificador. Com uma faquinha, corte a baga do cardamomo e junte as sementes ao restante dos ingredientes. Bata por mais 2 minutos, até a mistura ficar bem lisa.
  4. Com a própria jarra do liquidificador, distribua a base do kulfi nas tigelinhas e coloque numa assadeira — assim fica mais fácil para levar ao freezer. Deixe no congelador para firmar por pelo menos 2 horas (se preferir, prepare no dia anterior). 
  5. Retire o kulfi do congelador e mantenha em temperatura ambiente por 5 minutos antes de servir — assim ele fica mais macio para ser comido de colherada. Polvilhe com hibisco em pó a gosto e com o pistache. Sirva a seguir.

PODE TROCAR

Você pode também fazer os kulfis em forminhas de picolé e desenformar assim que retirar do freezer, na hora de servir.


LEITE CONDENSADO CASEIRO?

Se você ainda não conhece ou quer relembrar essa receita para usar em outras preparações, ela está aqui.