Imagem da receita

Lasanha verde à bolonhesa

Uma versão 100% caseira do prato favorito para receber a família. Aqui tem o passo a passo detalhado e bem explicado para a massa fresca, o molho à bolonhesa e o molho branco. Para curtir a cozinha e alimentar as relações em torno da mesa.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve8 porções

PARA O MOLHO BOLONHESA

Ingredientes

  • 600 g de acém moído
  • 300 g de panceta moída
  • 1 cebola
  • 1 cenoura
  • 1 talo de salsão (sem as folhas)
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de vinho branco
  • 2 xícaras (chá) de passata de tomate (500g)
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Descasque a cenoura, lave e seque o salsão. Corte a cenoura e o talo de salsão em cubinhos – quanto menor você picar os legumes melhor, assim eles não aparecem no molho pronto. Descasque e pique fino a cebola.
  2. Leve uma panela grande ao fogo médio. Regue com 2 colheres (sopa) de azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos até murchar. Acrescente 1 colher (sopa) de azeite, junte a cenoura e o salsão, e refogue por mais 10 minutos, até os legumes ficarem bem macios e adocicados.
  3. Acrescente as carnes moídas e misture bem com um garfo – assim a carne desmancha melhor em pedaços menores. Tempere com 2 colheres (chá) de sal e pimenta a gosto. Deixe a carne cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando até começar a dourar o fundo da panela – no início a carne vai soltar líquido, aí ela cozinha, muda de cor e reabsorve o caldo com os sabores do refogado.
  4. Adicione o leite e mexa por cerca de 5 minutos, até evaporar – é importante manter a carne com aspecto úmido, sem deixar secar o fundo da panela completamente durante todo o preparo. Acrescente o vinho e mexa de vez em quando por cerca de 10 minutos, até evaporar.
  5. Junte a passata de tomate e misture bem. Abaixe o fogo e cozinhe por 2 horas, com a tampa entreaberta, mexendo de vez em quando. Atenção: o fogo deve estar baixíssimo para o molho não secar e nem grudar no fundo da panela, utilize a menor boca do fogão. Durante todo o cozimento adicione água ao preparo sempre que necessário para manter a carne úmida durante o cozimento – se quiser uma medida mais certa, considere ½ xícara (chá) de água adicionada a cada 30 minutos. 
  6. No fim do cozimento: o molho deve estar bem encorpado e saboroso. Prove e ajuste o sal se necessário. Transfira para uma tigela e reserve – o molho não pode estar muito quente para a montagem da lasanha.

 

OBS: caso não encontre a panceta já moída, você pode picar fininho ou bater no processador.

PLANEJAMENTO

Você pode preparar o molho bolonhesa com antecedência e armazenar na geladeira por 3 dias ou no freezer por até 3 meses. Atenção na hora de usar: a carne do bolonhesa absorve parte do caldo ao esfriar, antes de usar reaqueça o molho e adicione um pouco de água para ficar mais fácil na hora de montar as camadas da lasanha.

PARA A MASSA

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 400g)
  • 4 xícaras (chá) de folhas de espinafre (½ maço)
  • 4 ovos
  • 1 colher (chá) de sal
  • ½ xícara (chá) de água
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de preparo

  1. Destaque as folhas de espinafre dos talos e lave sob água corrente. Transfira para uma panela média, junte a água, tampe e leve ao fogo baixo por cerca de 8 minutos, até as folhas ficarem bem macias. 
  2. Escorra o espinafre numa peneira e pressione com uma colher para retirar bem a água. Enquanto o espinafre amorna, separe os outros ingredientes – assim o calor não cozinha os ovos. 
  3. Assim que o espinafre estiver morno, aperte bem as folhas com as mãos para tirar todo o líquido e transfira para o liquidificador – é importante espremer bem as folhas para que a água não interfira na umidade da massa.
  4. Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e junte ao espinafre – se um estiver estragado você não perde a receita. Bata por cerca de 2 minutos até triturar bem o espinafre.
  5. Numa tigela grande, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Despeje no centro os ovos batidos com o espinafre. Com um garfo, vá incorporando o líquido à farinha, fazendo movimentos circulares do centro para a borda da tigela.
  6. Termine de misturar a massa com as mãos até formar uma bola. Transfira para a bancada levemente enfarinhada e sove até ficar bem lisa e macia, por cerca de 10 minutos – a massa com espinafre é mais úmida, polvilhe aos poucos enquanto sova para não incorporar farinha demais, fazendo que a massa fique ressecada e dura. Forme uma bola, embale com filme e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos antes de abrir. Enquanto isso, prepare o bechamel.
  7. Passado o tempo de descanso, polvilhe a bancada com farinha, desembale a massa e, com uma espátula (ou faca), divida em 6 partes – assim fica mais fácil de abrir. Mantenha os pedaços de massa cobertos com um pano para que não ressequem durante o processo de abertura.
  8. Para abrir a massa usando um rolo de macarrão: cada parte da massa será uma camada da lasanha. Aperte delicadamente a porção de massa para deixar no formato de um retângulo – assim fica mais fácil de abrir já no formato do refratário. Polvilhe a bancada, a massa e o rolo com farinha. Abra a massa até ficar com cerca de 1mm de espessura, polvilhando com farinha durante o processo. Utilizando o refratário como base de medida, corte as bordas para deixar a massa cerca de 1 cm menor que a base do refratário – a massa cresce ao ser cozida.
  9. Para abrir a massa usando um cilindro de macarrão: abra um pedaço de massa por vez. Polvilhe o cilindro e cada porção de massa com farinha; comece abrindo pelo nível zero (maior espaço entre os cilindros), passe a massa pelo cilindro, dobre a massa ao meio e repita o processo por cerca de 6 vezes – assim ela fica bem macia e já começa a ganhar o formato retangular da largura do cilindro. Comece a afinar a massa: mude a posição de abertura entre os rolos para o próximo nível, polvilhe a massa com farinha e passe duas vezes pelo cilindro. Repita esse procedimento até o nível 6 do cilindro, para que a massa fique com cerca de 1mm de espessura. Coloque a faixa de massa aberta na bancada. Com uma carretilha (ou faca) corte as pontas para deixar as extremidades retas. Corte a faixa ao meio para formar 2 retângulos que serão usados para montar cada camada de lasanha no refratário – lembre-se de sempre usar a base do refratário como guia para cortar as folhas da lasanha. 
  10. Polvilhe a bancada com farinha. Coloque os pedaços de massa abertos e enfarinhados um sobre o outro e cubra com um pano de prato para não ressecar. 

SOBROU MASSA?

Junte as aparas e abra novamente para cortar no formato desejado: fettucine, maltagliati ou talharim por exemplo. A massa embalada no filme pode ser armazenada na geladeira por até 2 dias.

PARA O MOLHO BECHAMEL

Ingredientes

  • 1 litro de leite
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de sal
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Leve uma panela média com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, acrescente a farinha de trigo e mexa bem por 1 minuto com uma espátula.
  2. Retire a panela do fogo e adicione todo o leite de uma só vez, mexendo bem com um batedor de arame, para desmanchar os gruminhos de farinha. 
  3. Volte a panela ao fogo médio e continue mexendo até começar a ferver. Abaixe o fogo e tempere com o sal, pimenta e noz-moscada a gosto. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando até o molho engrossar e ficar bem cremoso. Transfira para uma tigela e reserve enquanto abre e cozinha a massa da lasanha.

PLANEJAMENTO

Você pode preparar o bechamel com antecedência e armazenar na geladeira por até 3 dias. Na hora de usar, mexa bem com o batedor de arame até que fique fluido.

PARA COZINHAR A MASSA E MONTAR A LASANHA

Ingredientes

  • 1 ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
  • manteiga para untar o refratário
  • todo o molho bolonhesa
  • todo o molho bechamel

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com manteiga um refratário de 28 cm x 25 cm.
  2. Leve uma panela grande com cerca de 10 litros ao fogo alto para ferver. Enquanto isso, encha uma tigela grande com água e gelo e separe 4 panos de prato limpos – eles serão usados para absorver a água do cozimento da massa antes de montar a lasanha.
  3. Assim que a água ferver, adicione 4 colheres (sopa) de sal e mergulhe duas folhas de massa – caso sua panela seja menor, ou se estiver optado por abrir o retângulo maior de massa no rolo, cozinhe uma massa por vez para não grudar. Deixe a massa pré-cozinhar por apenas 30 segundos – ela termina de cozinhar no forno.
  4. Com uma pinça (ou escumadeira), transfira a massa pré-cozida para a tigela com água e gelo para cessar o cozimento. Coloque um pano de prato aberto sobre a bancada e disponha as folhas de massa pré-cozida esticadas sobre o pano, uma ao lado da outra. Repita esse balé, formando camadas de massas entre panos: enquanto uma cozinha, a outra está no gelo e a anterior vai para o pano. 
  5. Para montar a lasanha: espalhe no fundo do refratário cerca 1 xícara (chá) de molho bolonhesa e cubra com cerca de ⅓ de xícara do molho bechamel. Sobre os molhos, faça uma camada de massa, cobrindo todo o fundo da travessa.
  6. Sobre a primeira camada de massa, espalhe mais 1 xícara (chá) do bolonhesa e regue com ⅓ de xícara (chá) do bechamel. Repita o processo até completar o refratário – no total serão 6 camadas de massa. 
  7. Sobre a última camada de massa, coloque mais molho bechamel (cerca de 1 xícara) e mescle com ⅓ de xícara (chá) do bolonhesa – assim a lasanha gratina melhor.
  8. Polvilhe com o queijo parmesão ralado e leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 30 minutos até começar a borbulhar. Para gratinar: se o seu forno tiver a opção grill, pode usar por cerca de 10 minutos. Caso contrário, aumente para 220 °C (temperatura alta) e deixe assar por mais 15 minutos, ou até a lasanha ficar bem dourada. 
  9. Retire a lasanha do forno e espere 10 minutos antes de servir – fica mais fácil de cortar depois que a lasanha assenta.

DICAS DE PLANEJAMENTO

A melhor maneira de armazenar a massa de lasanha é pré-cozida por até 5 dias ou no freezer por até 1 mês. Depois de secas, coloque a massa uma sobre a outra, entre camadas de saco plástico (ou filme) untados com óleo. Guarde assim, aberta, ou enrole sobre ela mesma, como se fosse massa de pastel da feira. 

Para usar a massa: retire da geladeira e monte a lasanha. 

Para descongelar: retire a massa do freezer e mantenha em temperatura ambiente por cerca de 45 minutos antes de usar ou de um dia para o outro na geladeira.

COMO CONGELAR

A lasanha pode ser assada ou montada para assar.

Assada, para descongelar: descongele em forno preaquecido a 200 ºC por 20 minutos ou até descongelar (o tempo varia de acordo com o tamanho do pedaço que foi congelado). No micro-ondas por 7 minutos em potência alta (ideal para porções individuais).

Montada na assadeira: vai do freezer direto ao forno preaquecido a 200 ºC por 30 minutos, depois aumente para 220 ºC por 15 minutos para gratinar.

Sugestão de
cardápio