Imagem da receita

Latkes de batata

Estes bolinhos de batata da culinária judaica lembram a batata rosti, mas ganham uma camada de sabor com a adição de cebola ralada. Dourados, crocantes por fora e macios por dentro, os latkes são um acompanhamento versátil. Combinam com peixes e também fazem bom par com assados e grelhados.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

Serve12 disquinhos


Ingredientes

  • 4 batatas asterix
  • ½ cebola
  • 1 ovo
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de óleo para fritar
  • 1 colher (chá) de sal
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Lave, descasque e passe as batatas pela parte grossa do ralador. Descasque e rale também a cebola.
  2. Apoie uma peneira grande sobre uma tigela e forre com um pano de prato limpo. Transfira as batatas e a cebola raladas para o pano e una as pontas para formar uma trouxinha; torça bem para extrair toda a água dos legumes.
  3. Numa tigela grande, quebre o ovo e bata com um garfo para misturar a clara com a gema. Junte as batatas e a cebola raladas, acrescente a farinha e tempere com o sal, noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem com uma espátula para envolver todos os ingredientes com o ovo. 
  4. Leve uma frigideira grande com o óleo ao fogo médio para aquecer — é pouco óleo mesmo, os latkes vão ser dourados em fritura rasa. Enquanto isso, forre uma assadeira com papel-toalha. Para saber se o óleo está no ponto de fritura, coloque uma tirinha de batata; se não fritar, espere mais um ponto.  
  5. Com uma colher de sopa, retire uma porção da massa, aproxime do óleo quente e, com a ponta de outra colher, transfira a massa para a frigideira formando um disco com cerca de 7 cm de diâmetro — modele quantos discos couberem na frigideira, deixando espaço entre cada um. 
  6. Deixe dourar por cerca de 4 minutos e vire com uma espátula para dourar o outro lado por igual. Com a espátula, transfira os latkes para a travessa forrada e repita o processo com o restante da massa. Sirva a seguir.