Imagem da receita

Legumes assados com tomilho e cominho

Versátil, essa receita é uma fórmula. Combine os legumes que tiver, com ervas e especiarias de que goste. Vale como prato principal ou acompanhamento do pê-efe. Também fica uma delícia com risoto ou um simples macarrão alho e óleo.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 1 abobrinha
  • 1 pimentão amarelo
  • 1 chuchu
  • 4 rabanetes
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 5 ramos de tomilho
  • 1 colher (chá) de cominho em pó
  • ¼ de colher (chá) de pimenta calabresa seca
  • ¼ de colher (chá) de sal

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
  2. Com uma escovinha para legumes, lave sob água corrente a casca da abobrinha, do pimentão e dos rabanetes. Seque bem os legumes com um pano de prato — quanto mais secos estiverem, melhor para assar.  
  3. Corte, descarte as pontas e fatie a abobrinha em rodelas grossas de cerca de 1 cm de espessura. Corte o pimentão ao meio, no sentido do comprimento, descarte o cabinho e as sementes e fatie cada metade em tiras de 1 cm. Corte os rabanetes em quartos.
  4. Descasque, lave sob água corrente e seque bem o chuchu com um pano de prato — assim ele não escorrega na hora de cortar. Corte o chuchu ao meio, no sentido do comprimento, e com uma colher descarte a semente. Corte cada metade ao meio no sentido da largura, as partes mais finas corte em 3 tiras, no sentido do comprimento, e as mais grossas em 4 tiras. Fatie as tiras em pedaços de 2 cm. 
  5. Numa tigela pequena, misture o azeite com ¼ de colher (chá) de sal, o cominho e a pimenta calabresa — assim fica mais fácil temperar os legumes de maneira uniforme.
  6. Transfira os legumes cortados para uma assadeira grande, formando faixas — quanto mais espaçados estiverem, mais dourados ficarão.  . Adicione os ramos de tomilho e regue com o azeite temperado (se preferir, utilize os ramos de tomilho como pincel para espalhar o azeite nos legumes). Misture bem com as mãos para envolver todos os pedaços com o tempero.  
  7. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos ou até dourar — na metade do tempo, vire os legumes com uma espátula para dourar por igual. Sirva a seguir.

Aproveitamento total

Se sobrar, transforme em uma salada com cuscuz marroquino no dia seguinte ou use para turbinar o sanduíche.

 

MODO CONVECÇÃO

Caso você esteja utilizando um forno que tenha a função assar por convecção, pode usar. Mas atenção: fique atento ao tempo de cozimento que pode ser menor.

Assista ao passo a passo em vídeo