Imagem da receita

Legumes refogados com tomilho e cominho

Versátil, essa receita é uma fórmula. Combine os legumes que tiver, com ervas e especiarias de que goste. Vale como prato principal, fica uma delícia com cuscuz marroquino e como acompanhamento do pê-efe. A dica é: sempre comece a refogar os legumes na ordem dos mais firmes para os mais macios.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 1 abobrinha
  • ½ pimentão amarelo
  • 1 chuchu
  • 4 rabanetes
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 5 ramos de tomilho
  • 1 colher (chá) de cominho em pó
  • ¼ de colher (chá) de pimenta calabresa seca
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Com uma escovinha de legumes, lave sob água corrente a casca da abobrinha, do pimentão e dos rabanetes. Seque os legumes com um pano de prato. 
  2. Descarte as pontas e corte a abobrinha ao meio, no sentido da largura. Corte as metades ao meio novamente, no sentido do comprimento. Fatie as partes mais finas em 2 tiras e as mais grossas em 3 tiras, também no sentido do comprimento. Corte as tiras em pedaços de 1,5 cm. Corte os pimentões ao meio, no sentido do comprimento, descarte o cabinho e as sementes e corte cada metade em quadrados de 2 cm. Corte os rabanetes ao meio e as metades em fatias finas. 
  3. Descasque, lave sob água corrente e seque bem o chuchu com um pano de prato limpo — assim ele não escorrega na hora de cortar. Corte o chuchu ao meio, no sentido do comprimento e, com uma colher, descarte a semente. Corte as metades ao meio novamente, no sentido do comprimento, e corte o chuchu em fatias finas, no sentido da largura. 
  4. Leve uma frigideira grande ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, adicione o chuchu, tempere com uma pitada de sal e refogue por 4 minutos, até começar a ficar macio. 
  5. Acrescente os rabanetes e o pimentão e refogue por mais 3 minutos. Junte a abobrinha e os ramos de tomilho inteiros, tempere com o cominho e uma pitada de sal. Refogue por mais 2 minutos até que os legumes estejam macios e a abobrinha esteja cozida mas ainda com uma textura firme — cuidado para não refogar por muito tempo, os legumes podem ficar moles demais. Por último, adicione a pimenta calabresa e mexa por 1 minuto para perfumar. Sirva a seguir. Os legumes refogados viram prato principal, acompanhados de cuscuz marroquino, iogurte cremoso e saladinha de hortelã com salsinha. 

 

Aproveitamento total

Se sobrar, use para turbinar o sanduíche e no recheio de omeletes ou de batata recheada. 

COOKTOP POR INDUÇÃO

Caso esteja cozinhando num cooktop por indução, utilize a potência 12 para refogar os legumes.

Assista ao passo a passo em vídeo