Imagem da receita

Lombo braseado com laranja e alecrim

Prepare esta receita e, de quebra, aprenda quatro técnicas para se aperfeiçoar na cozinha. Cortar medalhões perfeitos? Check! Molho saboroso com poucos ingredientes? Sim. Construir uma base de sabor? Opa! Método de cozimento para o lombo não ressecar? Tem também. E você pode se exibir com todas elas ao levar à mesa os medalhões úmidos, que ficam espetaculares com as rodelas de laranja douradas e o molho perfumado de alecrim.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 600 g de lombo de porco em peça
  • 3 dentes de alho
  • 2 laranjas-baía
  • 1 xícara (chá) de água
  • 4 ramos de alecrim
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Caso o lombo não esteja bem limpo, com uma faquinha, retire e descarte o excesso de gordura. Tempere a peça de lombo com 1 colher (chá) de sal e pimenta-do-reino a gosto, espalhando bem com as mãos por toda a superfície da carne. 
  2. Enrole a peça de lombo em filme, bem justinho, para modelar um cilindro — assim, na hora de cortar, os medalhões ficam redondos e uniformes. Torça as pontas do filme, como se fosse bala, e leve ao congelador para firmar enquanto prepara os outros ingredientes.
  3. Lave e seque as laranjas. Corte metade de uma laranja em rodelas finas de 0,5 cm. Esprema o caldo das laranjas restantes e passe por uma peneira — no total a receita leva ½ xícara (chá) de caldo de laranja coado. Com a lateral da faca, amasse os dentes de alho e descarte as cascas — não precisa picar. Lave e seque os ramos de alecrim.
  4. Retire o lombo do congelador e, sem desembalar, corte a peça em 4 medalhões. Retire o filme e tempere os medalhões com sal e pimenta-do-reino a gosto. 
  5. Leve uma frigideira grande de borda alta ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e coloque os medalhões um ao lado do outro, com a parte cortada para baixo. Deixe dourar por cerca de 3 minutos e vire com uma pinça para dourar o outro lado por igual.
  6. Transfira os medalhões dourados para uma travessa e mantenha a frigideira em fogo médio. Regue com 1 colher (sopa) de azeite, acrescente as rodelas de laranja e os ramos de alecrim. Deixe dourar por cerca de 2 minutos, virando na metade do tempo. Regue a frigideira com mais um fio de azeite, adicione os dentes de alho, tempere com sal e refogue por 1  minuto, até dourar e perfumar.
  7. Com cuidado para não espirrar, regue a frigideira com a água e raspe bem o fundo para dissolver os queimadinhos — eles dão sabor ao molho. Acrescente o caldo de laranja e deixe cozinhar até ferver.
  8. Assim que ferver, abaixe o fogo e volte os medalhões para a frigideira, encaixando entre as rodelas de laranja e os ramos de alecrim — eles devem ficar cobertos até a metade pelo caldo para terminar de cozinhar; esse método de cozimento se chama braseado. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, ou até que o lombo esteja cozido e macio. 
  9. Transfira os medalhões, as rodelas de laranja, os ramos de alecrim e os dentes de alho para uma travessa. Sobre uma molheira, passe o molho que se formou na frigideira por uma peneira e sirva a seguir.