Imagem da receita

Macarrão com refogado de couve, pimentão e cenoura

Um macarrão com hortaliças para deixar a refeição na quarentena mais saudável. A receita, que a Rita Lobo mostrou direto da cozinha de casa, é perfeita para quem está aprendendo a cozinhar e quer dar um passo a mais no macarrão alho e óleo. E pode improvisar o refogado com os legumes que você tem na geladeira.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve3 porções


Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de fusili (ou outra massa curta de grano duro)
  • 5 folhas de couve
  • ½ pimentão vermelho
  • 1 cenoura pequena
  • 1 dente de alho
  • sal a gosto
  • azeite a gosto

Modo de preparo

  1. Leve uma panela média com 3 litros de água ao fogo alto para ferver.
  2. Enquanto isso, lave e seque as folhas de couve, o pimentão e a cenoura. Na tábua, empilhe uma folha de couve sobre a outra, enrole formando um charutinho e corte em fatias médias. Descarte as sementes e corte o pimentão em tiras de 0,5 cm. Descasque a cenoura e, ainda com o descascador de legumes, faça tiras longas da cenoura no sentido do comprimento. Descasque e pique fino o dente de alho.
  3. Assim que a água ferver, acrescente 1 ½ colher (sopa) de sal, junte o macarrão e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem, ou até ficar al dente – mexa de vez em quando para o macarrão não grudar um no outro. Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho.
  4. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Regue com 2 colheres (sopa) de azeite, adicione a couve e mexa bem. Junte a cenoura, o pimentão e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 3 minutos, ou até as hortaliças ficarem macias.
  5. Com a espátula, abra espaço no centro da frigideira, adicione 1 colher (sopa) de azeite e acrescente o alho picado. Deixe fritar por alguns segundos e misture ao refogado. Desligue o fogo.
  6. Reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento do macarrão. Assim que estiver cozido, escorra a água do macarrão e junte aos legumes na frigideira. Adicione a água do cozimento aos poucos, misturando com a espátula, para deixar o molho mais fluido. Regue com azeite a gosto e sirva a seguir com farofinha de pão e parmesão ralado.

 

OBS: Caso sua frigideira seja pequena, acrescente a água do cozimento aos legumes refogados e misture o macarrão cozido com o molho numa tigela antes de servir.

 

Mais uma camada de sabor

Tem molho pesto na geladeira? Experimente acrescentar uma colherada ao macarrão com hortaliças, fica incrível.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha