Imagem da receita

Macarrão com escarola, tomate e alho

Bateu preguiça de preparar arroz e feijão, mas você não abre mão das duas hortaliças na refeição? Esse macarrão está aqui para isso. No molho, vai tomate e escarola. O macarrão fica mais saudável – e muito gostoso!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de fusili (ou outra massa curta de grano duro)
  • ½ maço de escarola
  • 1 xícara (chá) de tomates sweet grape
  • 1 dente de alho grande
  • ½ xícara (chá) de azeite
  • sal a gosto
  • queijo parmesão ralado a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Leve uma panela média com 2,5 litros de água ao fogo alto para ferver. 
  2. Destaque as folhas do maço de escarola e lave sob água corrente. Transfira para uma centrífuga de saladas e seque bem. Lave e seque os tomates. 
  3. Corte as folhas de escarola em pedaços, do tamanho de um bocado: empilhe uma folha sobre a outra na tábua; corte as folhas ao meio no sentido do comprimento e depois corte em fatias grossas no sentido da largura. Corte os tomates ao meio. Descasque e pique o alho grosseiramente.
  4. Assim que a água ferver, misture 1 colher (sopa) de sal, acrescente o macarrão e cozinhe pelo tempo indicado na embalagem ou até ficar al dente – mexa de vez em quando para cozinhar por igual e um macarrão não grudar no outro. Enquanto isso, refogue a escarola com o tomate.
  5. Leve uma frigideira grande (ou panela) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com ¼ de xícara (chá) do azeite, adicione os tomates e misture rapidamente – os tomates devem aquecer mas sem desmanchar. Acrescente a escarola fatiada, tempere com sal e refogue por cerca de 3 minutos, até murchar levemente. Desligue o fogo e reserve. 
  6. Assim que o macarrão estiver cozido, reserve ½ xícara (chá) da água do cozimento. Escorra a água, adicione o macarrão à frigideira com a escarola refogada e misture bem – caso necessário, acrescente na frigideira um pouco da água do cozimento reservada para formar um caldinho.
  7. Em outra frigideira pequena, coloque o ¼ de xícara (chá) do azeite restante e o alho picado. Leve ao fogo médio e deixe aquecer por cerca de 2 minutos, ou até o alho começar a dourar. Atenção: não espere o alho dourar completamente para tirar a frigideira do fogo, pois ele continua a fritar no azeite quente e pode queimar.
  8. Transfira o macarrão com escarola para uma travessa e regue com o azeite quente e o alho frito. Sirva a seguir com parmesão ralado.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha