Imagem da receita

Macarrão picante com molho de amendoim e brócolis

O brócolis vai para assadeira, a massa vai para a panela com água, os ingredientes do molho vão para a tigela e seu queixo vai para o chão com o tanto que esse macarrão é surpreendente. Sério: experimente.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções

PARA O BRÓCOLIS

Ingredientes

  • 1 brócolis ninja
  • 2 dentes de alho
  • 1 pimenta dedo-de-moça
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média).
  2. Corte o brócolis em floretes pequenos, do tamanho de uma garfada, e transfira para uma tigela. Lave sob água corrente e deixe escorrer bem a água – quanto mais secos estiverem, mais crocantes ficam. Descasque e corte o alho em fatias grossas. Lave, seque e corte a pimenta ao meio, no sentido do comprimento. Com a ponta da faca ou uma colherinha, descarte as sementes. Corte cada metade em tiras (e lave bem as mãos).
  3. Numa assadeira média, junte o brócolis, o alho e a pimenta. Regue com o azeite e tempere com sal e pimenta a gosto. Misture bem com as mãos para envolver todos os ingredientes e distribua os floretes na assadeira.
  4. Leve ao forno para assar por 20 minutos, ou até dourar – na metade do tempo, mexa os floretes com uma espátula para dourar por igual.

PARA O MACARRÃO E O MOLHO

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de orecchiette (ou outra massa curta de grano duro)
  • ½ xícara (chá) de pasta de amendoim sem açúcar
  • caldo de 2 limões (cerca de ⅓ de xícara)
  • 3 colheres (sopa) de shoyu (molho de soja)
  • ½ xícara (chá) de amendoim sem pele

Modo de preparo

  1. Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Quando ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal, junte o macarrão e misture. Deixe cozinhar, pelo tempo indicado na embalagem ou até ficar al dente.
  2. Leve uma frigideira pequena ao fogo médio. Coloque o amendoim e mexa por 2 minutos, para tostar. Transfira o amendoim para o pilão, em etapas, e bata para quebrar grosseiramente formando uma farofinha. Reserve.
  3. Numa tigela grande, junte a pasta de amendoim, o limão, o shoyu e misture bem até ficar liso. Regue com ¼ de xícara (chá) da água do cozimento do macarrão e misture bem. Reserve ⅓ desse molho espesso numa molheira para servir.
  4. Assim que estiver cozido, reserve mais 1 xícara (chá) da água do cozimento e escorra o macarrão. Transfira o macarrão ainda quente para a tigela com o molho de amendoim e vá adicionando a água do cozimento reservada, aos poucos, para deixar o molho mais fluido – não coloque tudo de uma só vez, para não ficar aguado.
  5. Reserve um pouco do brócolis assado para a finalização e misture o restante ao macarrão. Sirva os pratos, finalize com o brócolis assado reservado e polvilhe com a farofinha de amendoim. Sirva a seguir com o molho de amendoim reservado.