Imagem da receita

Macarrão roxo de beterraba assada

Parece prato de restaurante, de tão bonito que fica. Mas não poderia ser mais fácil de preparar. A beterraba, assada e batida com um pouco da água do cozimento, vira o molho que tinge a massa. A ricota e o endro completam o sabor do prato.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

Serve3 porções


Ingredientes

  • 2 beterrabas
  • 250 g de macarrão bavette
  • 1 dente de alho descascado
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • ricota esfarelada a gosto para servir
  • folhas de endro (dill) a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200°C. Descasque e corte a beterraba em quartos. 
  2. Corte um pedaço grande de papel-alumínio de 35 cm x 40 cm, coloque os pedaços de beterraba no centro, regue com um fio de azeite e tempere com sal e pimenta a gosto. Una as pontas e dobre, formando uma trouxinha. Transfira para um assadeira e leve para assar por cerca de 30 minutos, ou até as beterrabas ficarem macias.
  3. Quando faltar 10 minutos para o tempo da beterraba, leve uma panela média com cerca de 3 litros de água ao fogo alto. Assim que ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal, junte o macarrão e misture. Deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem ou até ficar al dente, mexendo de vez em quando.
  4. Retire a assadeira do forno e, com cuidado para não se queimar com o vapor, abra a trouxinha de papel-alumínio. Transfira as beterrabas (com o líquido que se formou na trouxinha) para o liquidificador, junte o alho, 1 colher (sopa) de azeite e tempere com ½ colher (chá) de sal. Adicione ½ xícara (chá) da água do cozimento do macarrão e bata até ficar liso.
  5. Assim que estiver cozido, escorra a água e transfira o macarrão para uma tigela grande. Adicione o molho de beterraba e misture delicadamente – ele vai absorver parte do molho e ficar com a cor da beterraba. Sirva a seguir com ricota esfarelada, folhas de endro, azeite e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha