Imagem da receita

Maionese de liquidificador

É da turma que não faz maionese em casa porque “cansa o braço”? Vem com a gente: nesta receita, o liquidificador faz todo o trabalho. E ainda tem segredinho: o óleo gelado deixa a maionese bem firme. O sabor dela muda quando você opta por limão ou vinagre - questão de gosto.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve1 pote de 200 g


Ingredientes

  • 1 ovo
  • 2 gemas
  • 2 colheres (sopa) de vinagre (ou caldo de limão)
  • 2 colheres (sopa) de mostarda de Dijon
  • 300 ml de óleo (cerca de 1 ¼ xícara (chá))
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Antes de começar o preparo, coloque o óleo na geladeira e deixe por pelo menos 15 minutos - o óleo gelado emulsiona melhor a maionese.
  2. Numa tigela pequena quebre o ovo e transfira para o liquidificador. Junte as gemas, a mostarda, o vinagre e tempere com uma pitada de sal. Tampe e bata apenas para misturar.
  3. Abra apenas a tampinha central do liquidificador e cubra parcialmente a abertura com um pano de prato - a maionese pode espirrar no início do preparo. Comece a bater, retire o pano e adicione o óleo em fio, bem devagar, até a maionese ficar firme - a quantidade de óleo necessária pode ser menor, dependendo do tamanho dos ovos. Atenção: se você colocar o óleo de uma só vez a maionese pode talhar.
  4. Transfira a maionese para um pote de vidro com fechamento hermético e mantenha na geladeira por até 3 dias.

Receitas com maionese

Veja algumas sugestões de receitas para utilizar a maionese caseira: salada de batata assada, maionese de legumes, salpicão com erva-doce, tartine de legumes grelhados.