Imagem da receita

Massa caseira com semolina

A massa de semolina é ótima para o preparo de massas curtas, sem a necessidade de utensílios específicos. Para quem está começando, um garfo ou até mesmo o ralador já são o suficiente para usar a criatividade e modelar o formato que quiser!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

Servecerca de 450g de massa (4 porções)


Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de semolina de trigo durum (320 g)
  • ⅔ de xícara (chá) de água morna (160 ml)
  • sal para cozinhar a massa
  • semolina a gosto para polvilhar

Modo de preparo

  1. Numa tigela grande, coloque a semolina e abra um buraco no centro. Vá acrescentando a água morna aos poucos, misturando com um garfo do centro para fora — é importante incorporar a água à farinha aos poucos, para não adicionar água em excesso; no começo vai parecer seco demais, mas é assim mesmo.
  2. Assim que você conseguir formar uma bolota ainda não homogênea, transfira a massa para a bancada e sove por 10 minutos, até ficar lisa e macia. A textura é mais firme e seca do que a de massa de pão — se ficar muito úmida já na sova, será mais trabalhoso modelar o macarrão após o descanso. No começo é um pouco mais difícil mesmo, parece que não vai dar certo, mas conforme a massa é sovada ela vai ficando lisinha e macia.
  3. Embale a massa com filme (ou num saco plástico) e deixe descansar por 30 minutos — esse descanso é essencial, a massa fica menos elástica e mais macia, facilitando a modelagem. Se preferir utilizar um pano, umedeça-o com um pouco de água, pois a massa pode ressecar.
  4. Com uma espátula de padeiro (ou faca), corte uma porção da massa e modele, formando um rolinho de cerca de 1,5 cm de espessura. Com a espátula, corte o rolinho em pedaços de cerca de 1 cm. Mantenha o restante da massa coberto para não ressecar. Atenção: não precisa polvilhar a bancada com semolina para modelar a massa.
  5. Para modelar a massa: utilize utensílios como ralador, tábua para nhoque, ou um garfo para dar formato aos pedaços de massa. Transfira as massas modeladas para uma assadeira polvilhada com um pouco de semolina para evitar que grudem umas nas outras e repita com o restante da massa.
  6. Para cozinhar a massa: leve uma panela grande com cerca de 5 litros de água ao fogo alto. Quando a água ferver, misture 2 colheres (sopa) de sal e adicione os orecchiettes. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até ficarem al dente. Assim que estiverem cozidos, escorra a água e sirva com o molho de sua preferência.

 

PODE CONGELAR

A massa preparada com semolina e água congela super bem — é melhor levar ao congelador do que tentar secar a massa para armazená-la seca. Disponha o macarrão modelado numa assadeira, sem sobrepor, e leve ao freezer. Assim que estiver congelado, após cerca de 2 horas, transfira para um pote ou saco com fechamento hermético e mantenha congelado por até 3 meses — dessa o macarrão fica soltinho você utiliza apenas a quantidade desejada. Para cozinhar, mergulhe o macarrão congelado (direto do freezer) em água fervente e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos.

Sugestão de
cardápio