Imagem da receita

Minimilho grelhado

Sabe aquele detalhe que deixa o prato mais gracioso? Esse minimilho é assim, o puro charme. Não precisa debulhar, ele tem sabor adocicado e fica todo dourado nessa versão grelhada.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 16 minimilhos (cerca de 250 g)
  • 2 colheres (chá) de azeite
  • 5 ramos de salsinha
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Leve uma panela média com água ao fogo alto para ferver. Enquanto isso, separe uma tigela com água e gelo – ela será usada para branquear os minimilhos. Lave os minimilhos sob água corrente. Lave, seque e pique grosseiramente a salsinha.
  2. Assim que a água ferver, adicione 1 colher (chá) de sal, mergulhe os minimilhos e deixe cozinhar por 1 minuto, ou até mudarem de cor para um tom mais amarelo. Com uma escumadeira, transfira os minimilhos para a tigela com água e gelo – esse processo de branqueamento serve para pré-cozinhar o legume, além de deixar a cor mais bonita.
  3. Escorra a água e seque bem os minimilhos –  quanto mais secos estiverem, melhor para grelhar. Corte os minimilhos ao meio, no sentido de comprimento (se estiverem muito grandes, corte-os em quartos).
  4. Leve uma frigideira grande ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 colher (chá) de azeite e coloque quantos minimilhos couberem na frigideira um ao lado do outro, com o lado cortado para baixo. Deixe dourar por cerca de 2 minutos e vire com uma pinça para dourar o outro lado por igual. Transfira os minimilhos grelhados para uma tigela e repita com o restante, regando a frigideira com azeite.
  5. Tempere os minimilhos grelhados com sal e pimenta a gosto, misture a salsinha picada e sirva a seguir.