Imagem da receita

Molho de laranja para assados

Esse é do tipo que agrada todo mundo: tem os sabores natalinos, mas não é aquele exagero agridoce. É encorpado, mas sem chegar ao ponto de ficar pesado. Vai bem com assados e também funciona com grelhados. Tem um caldo de assadeira para dar sabor? Perfeito. Não tem? Sem problemas, dá para preparar esse molho do zero, fica uma delícia também.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de caldo de laranja-baía coado
  • ⅓ de xícara (chá) de vinho branco
  • ¾ de xícara (chá) de água
  • 1 cebola
  • 1 tira de casca de laranja
  • 1 folha de louro
  • 2 cravos-da-índia
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • ½ colher (chá) de sal
  • ½ colher (chá) de açúcar
  • 2 colheres (chá) de amido de milho
  • ¼ de xícara (chá) do caldo formado na assadeira (opcional)

Modo de preparo

  1. Antes de extrair o caldo, com o descascador de legumes, retire uma tira longa da casca de uma laranja.
  2. Descasque e corte a cebola em meia-luas de 0,5 cm. Dobre a tira da casca sobre ela mesma e prenda a folha de louro espetando com os cravos – assim fica mais fácil retirar os cravos antes de bater o molho no liquidificador.
  3. Leve uma panela média para aquecer em fogo médio. Regue com o azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e mexa de vez em quando até a cebola começar a dourar e formar um fundo queimadinho na panela, por cerca de 5 minutos. Não mexa demais a cebola, queremos que ela forme uma crostinha dourada no fundo da panela, para dar sabor ao molho.
  4. Regue a cebola com o vinho, a água e por último o caldo de laranja – se ele for o primeiro a entrar na panela pode queimar e ficar amargo. Mexa bem com a espátula para dissolver os queimadinhos do fundo. 
  5. Adicione a casca de laranja cravejada com o louro e tempere com o sal e o açúcar. Caso esteja aproveitando o caldinho da assadeira de outro preparo (por exemplo, do frango assado), descarte o excesso de gordura com uma colher e junte o caldo aos ingredientes da panela neste momento.
  6. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos.
  7. Desligue o fogo e, com uma pinça, pesque e descarte a casca de laranja cravejada com o louro. Transfira o caldo com as cebolas para o liquidificador e bata até ficar liso. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor quente ejete a tampa.
  8. Sobre a panela (nem precisa lavar), passe o caldo batido por uma peneira, apertando bem com uma colher para extrair todo o líquido. Numa tigela pequena, dissolva o amido de milho em 2 colheres (chá) de água e junte ao caldo coado.
  9. Volte a panela ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até engrossar – para verificar o ponto, cubra as costas de uma colher com o molho e passe o dedo indicador formando uma linha, o molho não deve escorrer. Atenção: caso esteja aproveitando o caldinho da assadeira, o molho pode levar mais alguns minutos para atingir o ponto. 
  10. Transfira para uma molheira e sirva com o assado de sua preferência ou armazene na geladeira por até 3 dias (basta aquecer na panela ou micro-ondas na hora de servir).

 VERSÃO SEM VINHO

Para fazer o molho de laranja sem utilizar vinho, basta substituir o volume do vinho por água e manter o passo a passo da receita. O sabor de laranja fica um pouco mais intenso, mas continua uma delícia.