Imagem da receita

Musse de chocolate a jato com manga e maracujá

Com água, chocolate e atenção fica pronta a sobremesa mais rápida do faroeste (ou do Panelinha). Sirva com frutas e impressione os convidados no jantar de dia de semana.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 1 manga
  • 1 maracujá
  • 150 g de chocolate amargo picado (55% cacau)
  • ½ xícara (chá) de água
  • cubos de gelo

Modo de preparo

  1. Descasque e corte a manga em cubos de 1,5 cm e transfira para uma tigela. Corte o topo do maracujá e junte a polpa com as sementes à manga. Misture delicadamente para não desfazer os pedaços da fruta e reserve na geladeira.
  2. Preencha uma tigela grande de vidro (ou inox) com cubos de gelo e um pouco de água – ela vai ser usada para fazer um banho-maria invertido. Separe 4 tacinhas para montar a sobremesa.
  3. Coloque a ½ xicara (chá) de água numa panela pequena e leve ao fogo médio. Quando começarem a aparecer a primeiras bolhinhas no fundo da panela, desligue o fogo. Junte o chocolate picado e mexa com uma espátula de silicone até derreter completamente.
  4. Transfira o chocolate derretido com água para uma outra tigela grande de vidro (ou inox) – raspe bem todo o chocolate com a espátula.
  5. Encaixe a tigela com o chocolate sobre os cubos de gelo. Com o batedor de arame, bata bem o chocolate por cerca de 5 minutos, até começar a encorpar – assim que começar a ficar com textura de ganache bem cremosa, retire a tigela do gelo e continue batendo para incorporar ar e ficar na consistência de musse. Retire a tigela do gelo – seja rápido ou a musse endurece demais e talha. Se isso ocorrer, derreta novamente na panela (ou no micro-ondas de 30 segundos em 30 segundos) e repita o passo 5.
  6. Com uma colher, preencha as tacinhas com a musse de chocolate e cubra com as frutas. Se preferir, prepare com antecedência e deixe na geladeira até a hora de servir.