Imagem da receita

Musse de chocolate com café

Um truque de montagem e a musse fica com essa cara de suflê! Um toque de café ressalta o sabor da sobremesa. Ah, prefere comer quentinho saindo do forno? Sem problemas, é só rolar a receita até o final.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 300 g de chocolate amargo (55% a 60% de cacau)
  • 4 ovos
  • 3 colheres (sopa) de café forte (em temperatura ambiente)
  • açúcar de confeiteiro a gosto para servir
  • figos a gosto para servir
  • creme batido a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Separe 4 ramequins individuais de 7 cm de diâmetro e 5 cm de altura. Corte 4 tiras de papel manteiga de 30 cm de comprimento e 8 cm de altura. Envolva a parte de fora dos ramequins com as fitas de papel manteiga e prenda com um elástico – a ideia é montar uma paredinha acima da borda do ramequin para sustentar o suflê enquanto firma na geladeira.
  2. Leve uma panela média com água ao fogo médio – ela vai ser usada para o banho-maria. Pique o chocolate em pedaços pequenos e transfira para uma tigela grande de vidro (ou inox). Encaixe a tigela na panela e mexa com uma espátula até o chocolate derreter completamente. Se preferir, leve o chocolate para derreter no micro-ondas, em potência média, de 30 em 30 segundos – mexa a cada etapa para não queimar e derreter de maneira uniforme. Reserve para amornar.
  3. Enquanto isso, numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez, separando as claras das gemas. Transfira as claras para a tigela da batedeira e reserve as gemas.
  4. Comece batendo as claras em velocidade baixa e vá aumentando assim que começarem a espumar. Atenção para o ponto: assim que as bolhas de ar próximas da parede da tigela sumirem e as claras ficarem marcadas pelo batedor, está pronto – se as claras estiverem muito firmes fica difícil incorporar ao chocolate.
  5. Junte as gemas e o café ao chocolate derretido e mexa vigorosamente com um batedor de arame – nesse momento o chocolate endurece um pouco, é assim mesmo, basta continuar mexendo até formar um creme liso.
  6. Adicione ⅓ das claras em neve ao creme de chocolate e mexa bem com o batedor para incorporar. Acrescente o restante das claras e misturando delicadamente com uma espátula de silicone, com movimentos de baixo para cima.
  7. Com uma concha, distribua a base do suflê de chocolate nos ramequins, deixando cerca de 1,5 cm de creme acima da borda. Leve à geladeira para firmar por, no mínimo, 4 horas (se preferir, prepare no dia anterior).
  8. Na hora de servir retire delicadamente o papel manteiga, com cuidado para o suflê não rachar. Polvilhe com açúcar de confeiteiro a gosto e sirva com creme batido e figos frescos (ou a fruta de sua preferência).


VERSÃO ASSADA

Para fazer o suflê assado e comer quente, saído do forno:

  1. Preaqueça o forno a 200 ˚C (temperatura média). Unte a lateral de 6 ramequins com manteiga e polvilhe com açúcar cristal.

  2. Preencha os ramequins com a base do suflê, nivele com uma faca. Passe a ponta da faca por toda a borda interna do ramequin para retirar um pouquinho da massa – isso ajuda o suflê a crescer retinho (se preferir, utilize a ponta do dedo polegar para limpar a borda).

  3. Coloque os ramequins numa assadeira e preencha o fundo com água fervente – os suflês vão ser assados em banho-maria. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos até inflar e firmar sem perder o brilho da superfície. Sirva imediatamente.

 

QUER ADIANTAR O PREPARO?

Se quiser preparar a base do suflê com antecedência, deixar na geladeira montado no ramequin e assar apenas na hora de servir dá certo. Mas atenção: tenha certeza de que seus ramequins são refratários, do contrário podem rachar na hora de ir ao forno aquecido.

Sugestão de
cardápio