Nhoque de abóbora

Nhoque de abóbora

A abóbora empresta sua cremosidade ao nhoque, que ainda por cima fica com uma cor linda. Mas essas vantagens têm seu preço: por ser mais úmida, ela exige alguns cuidados no preparo para evitar a adição de farinha em excesso. Siga a receita com atenção que vai dar certo e ficar uma delícia. Aí você escolhe se vai servir com molho de tomate, com manteiga e sálvia, com bechamel e gorgonzola...

Compartilhe
Ingredientes
  • 500 g de abóbora japonesa descascada e cortada (cerca de ¼ de abóbora grande)
  • 1 batata grande (cerca de 200 g)
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) de sal
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  1. Caso tenha comprado a abóbora com casca, descarte as sementes e corte a abóbora em fatias de cerca de 3 cm. Corte cada fatia em pedaços médios e descasque os pedaços.
  2. Transfira a abóbora para uma assadeira média, regue com o azeite, misture e distribua os pedaços para não acumular líquido ao assar.
  3. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos até a abóbora ficar bem macia – teste o ponto espetando com um garfo. Atenção: não precisa virar os pedaços, a crostinha dourada que forma dá mais sabor ao nhoque.
  4. Enquanto isso, descasque e corte a batata em 4 pedaços. Transfira para uma panela pequena, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos até ficar macia – espete com um garfo para verificar o ponto.
  5. Escorra bem a água da batata. Sobre uma tigela grande, passe os pedaços ainda quentes pelo espremedor.
  6. Retire a abóbora do forno e passe os pedaços também pelo espremedor. Tempere com o sal, pimenta e noz-moscada e misture bem com uma espátula. Deixe o purê amornar antes de preparar a massa do nhoque – se estiver muito quente, vai absorver mais farinha e o nhoque vai ficar pesado.
  7. Na bancada limpa, coloque ½ xícara (chá) de farinha e, sobre ela, o purê de batata com abóbora. Com as mãos, vá misturando delicadamente para incorporar a farinha, sem sovar. Use a palma da mão para apertar a massa sobre ela mesma, virando sobre a farinha, apenas até conseguir formar uma bola. Atenção: essa massa é úmida. Quanto mais você mexer, mais farinha vai precisar e o nhoque vai ficar pesado.
  8. Para modelar os nhoques: polvilhe um pouco de farinha de trigo numa assadeira grande e na bancada. Com uma espátula de padeiro (ou faca), corte uma porção da massa e enrole sobre a farinha, formando um cilindro de 2 cm de diâmetro. Com a espátula, corte o rolo em pedaços de 2 cm para formar os nhoques. Transfira os nhoques para a assadeira enfarinhada e repita com o restante, sempre polvilhando a bancada com um pouco de farinha.
  9. Leve uma panela grande com cerca de 3 litros de água ao fogo alto. Unte uma assadeira grande (ou refratário) com óleo. Assim que a água ferver, adicione 1 ½ colher (sopa) de sal.
  10. Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 20 nhoques por vez na água fervente e deixe cozinhar até subirem à superfície. Com a escumadeira, retire os nhoques cozidos, deixando escorrer bem a água, e transfira para a assadeira untada com óleo. Repita com todos os nhoques e sirva a seguir com o molho de sua preferência.
ADIANTE O PREPARO

Se quiser cozinhar os nhoques e finalizar mais tarde ou no dia seguinte, mergulhe os nhoques cozidos numa tigela com água e gelo antes de transferir para a assadeira untada com óleo. Cubra com filme e mantenha na geladeira até a hora de usar. Para servir com um molho quente, mergulhe rapidamente em água fervente ou doure direto na frigideira com azeite.

Esse nhoque de abóbora não congela bem.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Até 2h
Serve
Até 6 porções