Imagem da receita

Nhoque de batata gratinado com burrata

Nhoque caseiro, molho de tomate caseiro e, para finalizar, uma cremosa burrata. Essa combinação fica com cara de prato de restaurante.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

Serve4 porções


Ingredientes

  • 1 kg de batata
  • 2 gemas
  • ⅔ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 ½ colher (chá) de sal
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de preparo

  1. Lave, descasque e corte as batatas em pedaços grandes, de cerca de 4 cm. Transfira para uma panela média, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, junte 1 colher (sopa) de sal, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos, até ficarem macias – espete com um garfo para verificar o ponto.
  2. Escorra bem a água e passe as batatas ainda quentes por um espremedor, sobre uma tigela grande.
  3. Quando a batata amassada amornar o suficiente para manusear, tempere com 1 ½ colher (chá) de sal e acrescente ¼ de xícara (chá) da farinha de trigo. Misture bem com as mãos.
  4. Junte as gemas e amasse bem. Aos poucos, adicione o restante da farinha, amassando bem com as mãos, até dar o ponto de enrolar. Para verificar o ponto, lave as mãos e modele uma bolinha; se não grudar na mão, está no ponto. A quantidade de farinha de trigo usada na receita pode variar, mas evite adicionar em excesso, pois a massa ainda vai absorver mais farinha na hora de modelar.
  5. Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Unte duas assadeiras grandes (ou refratários) com óleo. Assim que a água ferver, misture 1 colher (sopa) de sal.
  6. Enquanto a água ferve, polvilhe a bancada e duas assadeiras com farinha. Para modelar os nhoques, com uma porção de massa, faça um rolinho de cerca de 1 cm de diâmetro; corte em nhoques de cerca de 2 cm cada. Transfira para as assadeiras polvilhadas e repita o procedimento com o restante da massa.
  7. Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 15 nhoques por vez na água fervente e deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire os nhoques com a escumadeira, escorrendo bem a água, e transfira para a assadeira untada com óleo. Cozinhe todos os nhoques.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha

Para a montagem

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Cubra o fundo de um refratário com metade do molho. Disponha os nhoques, um ao lado do outro e cubra com o restante do molho de tomate.
  2. Com as mãos, rasgue a burrata em pedaços e disponha sobre o molho. Leve ao forno para gratinar no grill por 5 minutos. Atenção: se o seu forno não tiver a opção grill, leve o nhoque para gratinar por cerca de 20 minutos no forno preaquecido a 240 ºC (temperatura alta).

 

Congele o nhoque

Distribua os nhoques ainda crus numa assadeira e leve ao congelador. Assim que endurecer, transfira para um saco plástico e mantenha no congelador por até 3 meses. Na hora de usar, é do congelador para a panela: basta mergulhar em água fervente com sal.