Imagem da receita

Nhoque de batata com molho de manteiga, sálvia e nozes

A manteiga e a sálvia viram um molho cremoso e intenso num passe de mágica – ou melhor, de técnica culinária. As nozes dão um toque de elegância. Pode pensar em quem você vai convidar para o jantar: essa receita impressiona.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

Serve2 porções


Ingredientes

  • 500 g de batata
  • 1 gema
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • sal a gosto
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • manteiga para dourar os nhoques

Modo de preparo

  1. Lave, descasque e corte as batatas em pedaços grandes, de cerca de 4 cm. Transfira para uma panela média, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, junte ½ colher (sopa) de sal, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos, até ficarem macias – espete com um garfo para verificar o ponto.
  2. Escorra bem a água e passe as batatas ainda quentes por um espremedor, sobre uma tigela grande.
  3. Quando a batata amassada amornar o suficiente para manusear, tempere com sal e acrescente ¼ de xícara (chá) da farinha de trigo. Misture bem com as mãos.
  4. Junte a gema e amasse bem. Aos poucos, adicione o restante da farinha, amassando bem com as mãos, até dar o ponto de enrolar. Para verificar o ponto, lave as mãos e modele uma bolinha; se não grudar na mão, está no ponto. A quantidade de farinha de trigo usada na receita pode variar, mas evite adicionar em excesso, pois a massa ainda vai absorver mais farinha na hora de modelar.
  5. Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Unte uma assadeira grande (ou refratário) com óleo. Assim que a água ferver, misture ½ colher (sopa) de sal.
  6. Enquanto a água ferve, polvilhe a bancada e uma assadeira com farinha. Para modelar os nhoques, com uma porção de massa, faça um rolinho de cerca de 1 cm de diâmetro; corte em nhoques de cerca de 2 cm cada. Transfira para a assadeira polvilhada e repita o procedimento com o restante da massa.
  7. Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 15 nhoques por vez na água fervente e deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire os nhoques com a escumadeira, escorrendo bem a água, e transfira para a assadeira untada com óleo. Cozinhe todos os nhoques.
  8. Reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento, que vai ser usada no molho.
  9. Leve uma frigideira média, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, junte ½ colher (sopa) de manteiga e coloque quantos nhoques couberem na frigideira, sem amontoar. Deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado. Transfira para um prato de servir. Repita com o restante, adicionando mais ½ colher (sopa) de manteiga.

Para o molho

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de água do cozimento do nhoque
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 3 ramos de sálvia
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • nozes torradas e picadas a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Na mesma frigideira onde os nhoque foram dourados, abaixe o fogo, acrescente 1 colher (sopa) de manteiga e as folhas de sálvia. Deixe cozinhar por alguns segundos, até perfumar e desligue o fogo – reserve 1 ramo de sálvia crocante para servir.
  2. Junte ¼ de xícara (chá) da água do cozimento. Fazendo movimentos circulares com a frigideira, misture a manteiga e a água: atenção, não use uma colher, não vai funcionar – tem mesmo que fazer esses movimentos. Se preferir um molho mais fluido, acrescente o restante da água do cozimento aos poucos. Tempere com sal e pimenta.
  3. Regue os nhoques dourados com o molho. Polvilhe com as nozes picadas, decore com o ramo de sálvia crocante reservado e sirva a seguir.

CONGELE O NHOQUE


Distribua os nhoques ainda crus numa assadeira e leve ao congelador. Assim que endurecer, transfira para um saco plástico e mantenha no congelador por até 3 meses. Na hora de usar, é do congelador para a panela: basta mergulhar em água fervente com sal.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha