Imagem da receita

Omelete com recheio de cogumelo

Com a técnica certa, a omelete fica úmida por dentro e douradinha por fora. Para completar, ganha um generoso recheio de cogumelos à provençal (com alho e salsinha). A refeição fica completa com salada e a clássica vinagrete francesa. É jantar para um no maior alto astral.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve1 porção


Ingredientes

  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de cogumelos-de-paris frescos (100 g)
  • 1 dente de alho pequeno
  • ¼ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 2 colheres (chá) de manteiga
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • salsinha picada a gosto

Modo de preparo

  1. Com um pano úmido, limpe os cogumelos delicadamente – não mergulhe os cogumelos na água, eles são como uma esponja, absorvem a água e perdem sabor. Corte cada cogumelo em 3 fatias (se estiverem muito pequenos corte apenas ao meio). Descasque e pique fino o dente de alho.
  2. Leve uma frigideira antiaderente pequena ao fogo médio para aquecer (nós usamos uma de 20 cm de diâmetro). Regue com um fio de azeite, junte os cogumelos e refogue até começar a dourar por 5 minutos. Adicione mais um fio de azeite, junte o alho, tempere com sal e pimenta a gosto e misture por 1 minuto para perfumar. Transfira para um prato e reserve. Nem precisa lavar a frigideira, passe apenas um papel toalha no fundo, ela será utilizada para fazer a omelete.
  3. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela — se um estiver estragado você não perde a receita. Tempere com sal e pimenta a gosto e bata com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas – não bata em excesso para a omelete não ficar dura.
  4. Volte a frigideira ao fogo baixo. Quando aquecer, adicione 1 colher (chá) de manteiga e deixe derreter, fazendo um movimento circular com a frigideira para untar todo o fundo.
  5. Coloque os ovos batidos. À medida que as beiradas começarem a cozinhar, com uma espátula de silicone, empurre-as para o centro da frigideira; não se assuste, a mistura vai ficar toda enrugada mesmo. Com esse processo, a parte que ainda está líquida escorre para a borda e cozinha rapidamente. O resultado é uma omelete úmida no centro e dourada na superfície. Repita até que não escorra mais, por cerca de 1 minuto.
  6. Quando a omelete já estiver cozida (as beiradas desgrudam das laterais, mas o centro ainda está úmido), disponha metade dos cogumelos refogados numa das laterais, polvilhe com queijo ralado e dobre a omelete ao meio. Adicione ½ colher (chá) de manteiga à frigideira, levante levemente a omelete com a espátula, deixando a manteiga escorrer para baixo – assim a crosta fica bem douradinha. Deixe dourar por 1 minuto.
  7. Para servir: segure a frigideira pelo cabo e vire a omelete sobre um prato, de uma só vez – a parte douradinha fica voltada para cima. Volte a outra metade do cogumelo para a frigideira apenas para aquecer e misture a salsinha picada. Cubra a omelete com os cogumelos aquecidos e sirva com salada de folhas com molho vinagrete francês.