Imagem da receita

Omelete de espinafre

Receita clássica de omelete! A frigideira antiaderente e a espátula de silicone são indispensáveis para o resultado ficar no estilo "restaurante francês".


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 2 ovos
  • 2 xícaras (chá) de folhas de espinafre
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 1 ½ colher (sopa) de manteiga
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo

 

  1. Destaque as folhas dos talos do espinafre – você pode armazenar os talos na geladeira ou lavar, picar e congelar para outras receitas. Lave as folhas sob água corrente e seque numa centrífuga de saladas.
  2. Leve uma frigideira antiaderente média, de cerca de 20 cm de diâmetro, com ½ colher (sopa) de manteiga ao fogo médio. Quando derreter adicione o espinafre, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos, até murchar.
  3. Sobre uma tigela, coloque o espinafre refogado numa peneira e aperte delicadamente as folhas para extrair o excesso de líquido; reserve. Nem precisa lavar a frigideira, passe apenas um papel-toalha no fundo, ela será utilizada para fazer a omelete.
  4. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez para verificar se estão bons e transfira para outra tigela. Bata os ovos com um garfo para misturar as claras com as gemas e tempere com sal e pimenta a gosto – não bata em excesso para a omelete não ficar dura.
  5. Volte a frigideira ao fogo baixo. Quando aquecer, adicione 1 colher (sopa) de manteiga e deixe derreter, fazendo um movimento circular com a frigideira para untar todo o fundo.
  6. Coloque os ovos batidos e mexa com uma espátula de silicone, empurrando as beiradas para o centro da frigideira, por cerca de 1 minuto – não se assuste, a mistura vai ficar toda enrugada mesmo. Com esse processo, a parte que ainda está líquida da omelete escorre para a borda e cozinha rapidamente. O resultado é uma omelete úmida no centro e dourada na superfície.
  7. Quando a omelete já estiver cozida (as beiradas desgrudam das laterais, mas o centro ainda está úmido), disponha o espinafre refogado no centro da omelete e polvilhe com o parmesão ralado. Com a espátula, dobre as beiradas da omelete para o centro, cobrindo o recheio.
  8. Para servir: segure a frigideira pelo cabo e vire a omelete sobre um prato, de uma só vez – assim, a parte dourada fica voltada para cima. Sirva a seguir com salada de rúcula e molho de alho e limão.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha

Sugestão de
cardápio