Imagem da receita

Omelete de forno com mandioquinha e alho-poró

Além de extremamente prática e supernutritiva, esta receita agrada adultos, crianças e até bebês. Experimente servir com uma salada morna de tomates e o sucesso está garantido!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 7 ovos
  • 2 mandioquinhas (batata-baroa)
  • 1 alho-poró grande
  • 1 ½ colher (chá) de sal
  • azeite para untar o refratário

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com azeite um refratário redondo de 22 cm de diâmetro, que comporte 2 litros. 
  2. Lave, seque, descasque e passe as mandioquinhas pela parte grossa do ralador. Corte o talo do alho-poró em meias-luas finas — você pode armazenar as folhas na geladeira para preparar caldos, e as raízes para fritar e finalizar receitas, leia abaixo. Transfira o alho-poró fatiado para uma tigela, lave bem sob água corrente e deixe escorrer numa peneira. 
  3. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela maior — se algum estiver estragado, você não perde a receita. Bata com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas. Junte a mandioquinha, o alho-poró, tempere com o sal e misture bem.
  4. Transfira a mistura de ovos para o refratário untado e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até inflar e dourar. Para verificar se os ovos estão totalmente cozidos, espete o centro com um palito; se estiver firme, e não líquido, está pronto. 
  5. Retire do forno e sirva a seguir. A omelete de forno também fica uma delícia servida em temperatura ambiente.

 

APROVEITE ATÉ A RAIZ

As folhas do alho-poró podem ser mantidas na geladeira ou congeladas para o preparo de sopas, caldos, risoto na pressão ou ensopados. Já as raízes são saborosas e podem ser fritas. Elas ficam crocantes, com leve sabor de cebola, são ótimas para finalizar receitas como a omelete, servir com saladas, sobre risotos ou sopas. Veja aqui o passo a passo.