Imagem da receita

Omelete suflê com molho de queijo e tomate grelhado

Os ingredientes são comuns, mas com muita técnica culinária vamos transformar ovos e tomate em um jantar especial. A omelete suflê é levíssima e vira uma refeição completa com molho de queijo e tomate grelhado.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve1 porção

PARA O MOLHO DE QUEIJO

Ingredientes

  • ⅓ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 1 colher (chá) de amido de milho
  • noz-moscada ralada na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Numa tigela pequena dissolva o amido em ¼ de xícara (chá) do leite. 
  2. Leve uma panela pequena com o restante do leite ao fogo baixo. Quando surgirem as primeiras bolhas de fervura, tempere com a noz-moscada e junte o queijo aos poucos, mexendo com uma espátula para derreter.
  3. Adicione a mistura de leite com amido e mexa por mais 2 minutos até engrossar. Reserve numa molheira.

PARA A OMELETE E O TOMATE

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 1 tomate maduro
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • folhas de rúcula para servir

Modo de preparo

  1. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, transferindo as gemas para uma tigela média e as claras para outra tigela um pouco maior. 
  2. Lave, seque e corte uma fatia fina da base e do topo do tomate – assim fica mais fácil descascar depois de grelhado, se preferir comer com a casca pule esse corte. Corte o tomate ao meio, no sentido da largura e tempere cada metade com sal, pimenta e um fio de azeite.
  3. Leve uma frigideira antiaderente média ao fogo médio (nós usamos uma de 24 cm de diâmetro). Quando estiver quente, coloque os tomates e doure por 2 minutos de cada lado. Transfira o tomate grelhado para um prato e, com a ponta dos dedos puxe e descarte a casca. Cubra com papel alumínio para não esfriar. Desligue o fogo e passe um papel toalha no fundo da frigideira – não precisa lavar, ela vai ser usada no preparo da omelete.
  4. Tempere as gemas com uma pitada de sal e bata com um batedor de arame por cerca de 2 minutos, até ficarem mais claras e levemente aeradas. Tempere as claras com uma pitada de sal e bata por cerca de 5 minutos. Atenção para o ponto: as claras ficam marcadas pelo batedor e devem formar um bico firme, mas ainda estarem elásticas – se bater as claras em excesso, elas ficam duras e espumosas.
  5. Junte metade das claras em neve às gemas e misture com uma espátula de silicone para incorporar. Adicione o restante das claras e misture delicadamente, com movimentos de baixo para cima, para não perder a aeração. 
  6. Volte a frigideira ao fogo baixo para aquecer. Regue com ½ colher (sopa) de azeite e disponha, delicadamente os ovos batidos. Com a espátula acomode os ovos, mas sem achatar a superfície para não perder a aeração. Tampe e deixe cozinhar por 6 minutos – a omelete vai crescer, firmar e ficar opaca. Atenção: caso sua tampa não seja de vidro, não abra antes de pelo menos 5 minutos para verificar o ponto, assim você não corre o risco da omelete murchar.
  7. Para servir, segure a frigideira pelo cabo e aproxime do prato. Com a espátula transfira a omelete para o prato, dobrando ao meio mas sem pressionar. Sirva imediatamente com o molho de queijo, o tomate grelhado e folhas de rúcula.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha