Imagem da receita

Ovos cozidos com temperos mediterrâneos

A combinação de especiarias com o caldo de limão e o azeite para temperar os ovos quentes é surpreendente. Para começar o dia com um astral bem diferente. Você pode adaptar a receita para a quantidade de pessoas que quiser: basta aumentar os ovos e ajustar os temperos.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 3 ovos
  • 2 colheres (chá) de caldo de limão-siciliano
  • 2 colheres (chá) de azeite
  • ½ colher (chá) de zatar
  • 1 pitada de pimenta calabresa seca
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Leve uma panela pequena com água ao fogo alto para ferver. Com uma escumadeira, mergulhe os ovos na água, com cuidado para não baterem no fundo da panela. Abaixe o fogo e deixe os ovos cozinharem por 7 minutos, para a gema ficar ainda cremosa. 
  2. Passado o tempo do cozimento, com a escumadeira transfira os ovos para uma tigela e passe sob água corrente para amornar – apenas o suficiente para você conseguir descascar. 
  3. Para descascar: bata delicadamente a base e role os ovos sobre a tábua para a casca rachar; puxe e descarte os pedacinhos de casca – se preferir, descasque os ovos sob água corrente ou mergulhe novamente o ovo na tigela com água para descartar qualquer casquinha que tenha sobrado.
  4. Coloque os ovos descascados e ainda mornos no prato e, com uma colher, quebre cada um em pedaços, rusticamente. Tempere os ovos com o zatar, a pimenta calabresa e sal a gosto. Regue com o caldo de limão, o azeite e sirva a seguir com fatias de pão ou torradas.

 

OBS: se preferir utilizar o limão tahiti, diminua a quantidade para 1 colher (chá) do caldo.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha

Sugestão de
cardápio