Imagem da receita

Paillard de filé mignon com espaguete de pupunha

Refeição expressa, prática, leve e charmosa para dois. O molho rápido de tomate e nozes tem sabor fresco e textura incrível. Para aquele dia no meio da semana que dá vontade de caprichar, mas o tempo é curto.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções

Para o espaguete de pupunha

Ingredientes

  • 250 g de espaguete de palmito pupunha fresco
  • 1 xícara (chá) de tomate sweet grape (cerca de 180 g)
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 ramos de manjericão
  • ¼ de xícara (chá) de nozes tostadas e picadas
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Lave, seque e corte os tomates ao meio. 
  2. Leve uma panela média com água ao fogo alto. Quando ferver, misture 2 colheres (chá) de sal, adicione o espaguete de palmito e deixe cozinhar por apenas 30 segundos. Reserve 1 xícara da água do cozimento e escorra o palmito numa peneira. 
  3. Volte a panela ao fogo médio (sem água, nem precisa lavar). Quando aquecer, regue com o azeite, junte os tomates, tempere com uma pitada de sal e de pimenta e refogue por cerca 2 minutos, mexendo de vez em quando, até os tomates ficarem macios mas sem desmanchar.
  4. Junte ¼ de xícara (chá) da água do cozimento reservada, acrescente o manjericão, metade das nozes e desligue o fogo. Reserve o molho na panela enquanto prepara o paillard. 

Para o paillard

Ingredientes

  • 2 bifes de filé mignon (cerca de 100 g)
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • azeite a gosto

Modo de preparo

  1. Corte um saco próprio para alimentos ao meio. Disponha um bife numa das metades e cubra com a outra metade do saco. Com um batedor de carnes bata e, ao mesmo tempo, empurre o bife do centro para as laterais até ficar bem fininho (se preferir, utilize a parte mais gordinha da palma da mão ou o fundo de uma panelinha pesada). Cuidado: se bater forte demais a carne pode romper. Repita com o outro bife. 
  2. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Tempere apenas um dos lados dos paillards com sal e pimenta-do-reino a gosto. Quando a frigideira estiver bem quente, regue com ½ colher (chá) de azeite e gire para cobrir todo fundo. Coloque um paillard e deixe dourar por cerca de 2 minutos. Vire com uma pinça e doure por mais 1 minuto. Transfira para um prato e repita com o outro paillard. 
  3. Sirva a seguir com o espaguete de pupunha e o molho de tomate com nozes e manjericão.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha