Imagem da receita

Palitos de mandioca assada

Por que assar a mandioca, se frita ela é tão saborosa? Assada, fica mais crocante com menos trabalho – e é tão saborosa quanto a frita. Atenção ao tempo de cozimento na pressão: a mandioca precisa estar cozida, mas ainda firme, para ser cortada em palito.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 1,5 kg de mandioca (cerca de 1,2 kg se comprar já descascada)
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
  2. Corte a mandioca em fatias grandes de cerca 8 cm de comprimento, descasque e lave bem sob água corrente. Transfira os pedaços para a panela de pressão e cubra com água, sem ultrapassar o nível máximo de ⅔ da panela.
  3. Tampe e leve a panela ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos - a mandioca deve estar cozida mas ainda firme para ser cortada em palitos. Desligue o fogo e, importante, deixe todo o vapor sair antes de abrir a panela.
  4. Transfira a mandioca cozida para um escorredor, deixe escorrer bem a água e amornar o suficiente para você conseguir manusear os pedaços. Regue uma assadeira grande com metade do azeite.
  5. Corte cada pedaço de mandioca ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em palitos de cerca de 2 cm de espessura. Disponha os palitos na assadeira, um ao lado do outro, e regue com o azeite restante. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  6. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, até os pedaços ficarem dourados - na metade do tempo, vire com uma espátula para assar por igual. Retire do forno e sirva a seguir.

Veja mais preparos com a mandioca:

Sugestão de
cardápio