Imagem da receita

Panacota de café

Alerta de sobremesa fácil de preparar e incrível. É só seguir à risca que o resultado é uma panacota cremosa e firme, que fica um arraso servida com creme batido, xarope de café, raspas de chocolate…


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 500 ml de creme de leite fresco
  • 1 xícara (chá) de leite
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de café solúvel
  • 12 g de gelatina em pó sem sabor (1 envelope)
  • 5 colheres (sopa) de água para hidratar a gelatina

Modo de preparo

  1. Numa tigela média, coloque a água e adicione aos poucos a gelatina em pó, misturando bem com uma espátula. Prepare os outros ingredientes enquanto a gelatina hidrata. 
  2. Numa tigela pequena, misture ¼ de xícara (chá) do leite com o café solúvel e reserve.
  3. Numa panela média, junte o leite restante (¾ de xícara), o creme de leite e o açúcar e misture com uma espátula de silicone. Leve a panela ao fogo baixo e mexa delicadamente com a espátula, por cerca de 6 minutos, até o açúcar dissolver completamente e os líquidos aquecerem. Atenção: não deixe ferver! Para verificar a temperatura, coloque o dedo indicador dentro do leite — você deve conseguir manter o dedo imerso por 10 segundos. Se estiver usando um termômetro culinário, meça a temperatura: a mistura deve ficar entre 50 ºC e 60 ºC. 
  4. Desligue o fogo e, com cuidado, transfira metade do líquido quente da panela para a tigela com a gelatina hidratada. Misture bem com a espátula até a gelatina dissolver completamente.
  5. Adicione o restante do líquido quente e o café diluído. Misture novamente e espere esfriar, mexendo de vez em quando por cerca de 30 minutos até atingir a temperatura ambiente — caso esteja usando um termômetro culinário, a temperatura deve estar em torno de 27 ºC. Atenção: espere esfriar mesmo. Se a panacota for enformada e levada à geladeira ainda quente, o creme se separa da gelatina ao esfriar e ela fica com duas texturas.
  6. Com uma concha, distribua a base da panacota em 6 copinhos de 150 ml (se preferir, use xícaras, taças ou até ramequins para desenformar a panacota depois de fria). A cada panacota porcionada, misture o líquido com a concha para garantir que a gelatina esteja bem incorporada e uniforme.
  7. Leve à geladeira por no mínimo 6 horas (se preferir, prepare a panacota até dois dias antes de servir, nesse caso depois que estiverem completamente frias e firmes, cubra com filme para não formar uma película escura no doce).
  8. Sirva a panacota fria, com creme batido, xarope de café, raspas de chocolate, palitos de rabanada. Se quiser desenformar: passe a ponta de uma faquinha na lateral da panacota e mergulhe a base da tigela em água quente por 5 segundos; cubra com um prato e vire de uma só vez. 

GELATINA EM FOLHA

Para gelatina em folhas sem sabor, considere 1 pacote de 10 g (ou 5 folhas). Antes de iniciar o preparo, corte as folhas ao meio com uma tesoura, transfira para uma tigela grande e cubra completamente com água gelada (cerca de 3 xícaras). Prepare os outros ingredientes enquanto a gelatina hidrata. Na hora de juntar a gelatina ao líquido quente, retire as folhas hidratadas da tigela e aperte bem com as mãos para escorrer toda a água. 

XAROPE DE CAFÉ

Numa panela pequena, misture ⅓ de xícara (chá) de água com ⅓ de xícara (chá) de açúcar e 1 ½ colher (chá) de café solúvel. Leve ao fogo médio e, assim que ferver, conte 1 minuto. Confira se o açúcar diluiu completamente. Desligue o fogo e espere esfriar. Armazene por até 7 dias na geladeira, num pote fechado. Você também pode usar  ⅓ de xícara (chá) de café coado forte em vez da água e café solúvel.

VERSÕES

Irish coffe: sirva com creme batido com whisky (½ xícara de creme de leite com 1 colher (sopa) de whisky)

Capuccino: sirva com creme batido, raspas de chocolate e cacau em pó

Pingado: sirva com xarope de café e rabanada brûlée em palitos