Imagem da receita

Panetone recheado com sorvete

Um clássico dos anos 1990 que transforma o ícone do Natal em uma sobremesa ideal para o calorão de dezembro. É bom revisar uma regra básica: quanto melhor for o panetone e o sorvete, melhor será o panetone recheado de sorvete. Para dar uma camada a mais de gostosura, ele é servido com calda de doce de leite.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve8 porções


Ingredientes

  • 1 panetone médio (entre 500 g e 650 g)
  • 600 g de sorvete de baunilha

Modo de preparo

  1. Retire o sorvete do congelador e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara o panetone – assim ele fica menos firme para manusear.
  2. Com cuidado para manter o formato, retire o panetone da fôrma de papel. Com uma faca de pão, corte o panetone pela base para retirar todo o miolo (como se fosse um cilindro), deixando cerca de 2 cm de borda, com cuidado para não atingir o topo.
  3. Afaste o miolo da borda com uma colher e vá puxando delicadamente para fora, com cuidado para a borda não rachar (se preferir, puxe delicadamente o miolo do panetone com as mãos).
  4. Coloque o panetone dentro de uma tigela média com a abertura voltada para cima –  dessa forma o topo do panetone não é pressionado ao ser recheado e o formato se mantém bonito, sem achatar. Preencha toda a cavidade do panetone com o sorvete, apertando delicadamente com a colher para não deixar espaços vazios.
  5. Corte uma fatia de cerca de 2 cm da base do miolo que foi retirado e encaixe na abertura do panetone para fechar – você pode reservar o restante do miolo para outra receita, veja aqui como preparar um baked alaska natalino. 
  6. Transfira o panetone recheado de volta para o saco da embalagem (ou um saco para alimentos), feche bem e leve ao freezer por pelo menos 4h antes de servir (se preferir, prepare no dia anterior).

PARA A CALDA DE DOCE DE LEITE E MONTAGEM

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado (395g)
  • ⅔ de xícara (chá) de leite

Modo de preparo

  1. Retire o rótulo de papel da lata de leite condensado e, com uma faquinha ou espátula, raspe qualquer resíduo de cola – isso evita que a válvula da panela de pressão entupa. 
  2. Coloque a lata (fechada) na panela de pressão e cubra com água, até preencher dois dedos acima da lata. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que a válvula começar a apitar, abaixe o fogo e conte 35 minutos. 
  3. Desligue o fogo e espere o vapor sair completamente da panela antes de abrir a tampa. Com uma pinça, retire a lata da panela, tomando cuidado para não se queimar. Espere a lata esfriar completamente em temperatura ambiente, por no mínimo 2 horas, antes de abrir (se preferir, prepare o doce de leite no dia anterior). 
  4. Leve uma panela pequena com o doce de leite ao fogo baixo e mexa com o batedor de arame por cerca de 4 minutos até amolecer. Junte o leite de uma só vez e mexa bem por cerca de 2 minutos, até formar uma calda lisa.
  5. Transfira para uma tigela e espere esfriar completamente antes de servir sobre o panetone.
  6. Caso tenha preparado o panetone no dia anterior, retire-o do freezer cerca de 20 minutos antes de servir – o sorvete fica bem firme e pode ser difícil de cortar as fatias.
  7. Regue cerca de ⅔ de xícara (chá) da calda de doce de leite sobre o panetone e sirva o restante à parte com as fatias.

DICA DE PLANEJAMENTO

Você pode preparar o panetone e a calda com antecedência. Mantenha o panetone no freezer de um dia para o outro e a calda na geladeira até 5 dias antes de servir (basta aquecer no micro-ondas por alguns segundos para chegar à temperatura ambiente).