Imagem da receita

Panqueca americana de banana-da-terra

Assada, a banana-da-terra fica mais macia e docinha, o que também acontece com a massa desta panqueca superversátil. Com mel, xarope de maple ou melado, vira a atração do café da manhã. Com sorvete e calda de doce de leite, faz bonito como sobremesa, numa perfeita mistura do Brasil com os Estados Unidos.


Autorpanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve10 panquecas


Ingredientes

  • 1 banana-da-terra
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de caldo de limão
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 ovo
  • 1 colher (sopa) de manteiga derretida
  • 1 pitada de sal
  • ¼ de colher (chá) de canela em pó
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 pitada de bicarbonato de sódio
  • manteiga para untar a frigidiera

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  2. Coloque a banana (com a casca mesmo) numa assadeira e leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, até que a casca fique bem escura e o interior macio — espete com a pontinha de uma faca para verificar o ponto. O tempo pode variar de acordo com o estágio de maturação da banana. 
  3. Retire a banana do forno e deixe amornar para conseguir manusear. Enquanto isso, numa jarra, misture o caldo de limão com o leite e reserve — em cerca de 5 minutos, o leite talha, o que deixa a massa da panqueca mais leve. 
  4. Corte a banana ao meio, no sentido do comprimento, e transfira a polpa para um prato. Amasse bem com um garfo. 
  5. Numa tigela grande, misture com o garfo a farinha, o açúcar, a canela em pó, o sal e a banana amassada.
  6. Numa tigela pequena, quebre o ovo e junte à mistura de secos – se ele estiver estragado você não perde a receita. Acrescente o leite talhado, a manteiga derretida e misture bem até que a massa fique lisa. Por último, misture o fermento e o bicarbonato.
  7. Leve uma frigideira grande antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, adicione ½ colher (chá) de manteiga e gire a frigideira para que todo o fundo seja untado com a manteiga derretida. 
  8. Com uma concha, espalhe uma porção da massa (cerca de ¼ de xícara) na frigideira — a panqueca fica no formato redondo sozinha, nem precisa modelar. Coloque quantas porções couberem, uma ao lado da outra. Abaixe o fogo e deixe que as panquequinhas cozinhem por cerca de 2 minutos, até a lateral começar a firmar.
  9. Com uma espátula, vire as panquecas e deixe o outro lado dourar por mais 2 minutos. Transfira os discos prontos para um prato e repita a operação com o restante da massa, untando a frigideira com manteiga a cada leva. Sirva a seguir com sorvete de doce de leite e calda de doce de leite. 

 

OBS.: caso você tenha assado a banana com antecedência, leve para aquecer no micro-ondas por 1 minuto para ficar mais fácil de amassar com um garfo.


SOBRAS PLANEJADAS

Para não ter que partir do zero toda vez que entrar na cozinha, um planejamento simples garante que você já deixe outras refeições no jeito. Quando for assar a banana para estas panquecas, aproveite o forno e asse algumas a mais. Com elas, você pode preparar um purê de banana-da-terra com leite de coco e gengibre ou o nhoque de banana-da-terra.