Imagem da receita

Pão de frigideira (piadina sem leite)

Você não precisa nem acender o forno para ter um pão fresquinho e preparar sanduíches especiais. Esse pão de frigideira fica pronto em meia hora. Vai fermento de bolo, não precisa nem esperar crescer. É misturar, modelar e assar.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve6 pães


Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 ½ colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 xícara (chá) de água
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de preparo

  1. Numa tigela grande, misture a farinha com o sal e o fermento. Abra um buraco no centro, junte o azeite e misture com as pontas dos dedos para incorporar, até formar uma farofinha.
  2. Coloque a água em duas etapas: junte a metade e, com as mãos, misture bem; adicione o restante da água aos poucos, misturando até formar uma massa úmida. Transfira a massa para a bancada de trabalho levemente enfarinhada e sove por 3 minutos – no início, ela pode grudar nos dedos, mas fica mais consistente e lisinha durante a sova, evite adicionar mais farinha, que vai deixar o pão duro.
  3. Forme um cilindro com a massa e, com uma espátula de padeiro (ou faca), divida em 6 pedaços iguais. Cubra com um pano de prato úmido para não ressecar durante o preparo dos discos – a massa leva fermento químico, e por isso não precisa de descanso para crescer.
  4. Leve uma frigideira grande (de preferência de ferro, ou uma chapa), para aquecer em fogo alto. Polvilhe farinha na bancada e, com um rolo de macarrão, abra uma porção da massa até formar um disco de 20 cm de diâmetro – polvilhe farinha sobre a massa e no rolo durante o processo para não grudar.
  5. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o disco de massa e faça vários furos com um garfo – isso evita que a massa infle ao assar. Diminua o fogo para médio e deixe “assar” por cerca de 2 minutos, ou até que o lado em contato com a frigideira esteja dourado e com pintinhas chamuscadas. Com uma espátula (ou pinça), vire o pão e doure por mais 2 minutos.
  6. Transfira a piadina para um prato e cubra com um pano limpo para manter os pães macios e quentinhos. Repita com o restante da massa e, a cada duas piadinas preparadas, retire o excesso de farinha do fundo da frigideira com um pano para não queimar. Sirva a seguir. Experimente servir com tomates frescos, muçarela de búfala, manjericão e azeite.
     

Como armazenar

Em saco bem fechado, por até três dias

PODE CONGELAR

Se não quiser fazer todos os discos, congele a massa restante, já porcionada, mas antes de abrir (em bolinhas). Na hora que quiser usar, tire do freezer com antecedência. Quando a massa estiver mole de novo, retome o preparo a partir do passo 4. Se preferir, você pode congelar os discos de piadina prontos e descongelar diretamente na frigideira, lembre-se de borrifar o pão com água e tampar para não ressecar.

NO COOKTOP 

Caso você esteja utilizando um cooktop de indução para preparar as piadinas, aqueça a frigideira inicialmente na potência 14 (como indicado no passo 4) e depois diminua para a potência 12 (como indicado no passo 5). 

Assista ao passo a passo em vídeo