Imagem da receita


Autor

Tempo de preparo

Serve5 pães


Ingredientes

  • 1½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de leite em temperatura ambiente
  • 4 colheres (chá) de açúcar
  • 4 colheres (chá) de manteiga em ponto de pomada
  • ½ colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 ovo
  • óleo a gosto para untar a AirFryer

Modo de preparo

  1. Numa tigela grande, misture a farinha com o fermento e o sal.
  2. Na própria jarra medidora, misture o açúcar com o leite até dissolver.
  3. Abra um buraco no centro da farinha e adicione o leite aos poucos, misturando bem com uma espátula de silicone firme (ou de bambu) — atenção, o leite deve ser adicionado aos poucos mesmo, do contrário a massa pode ficar mole demais e difícil de ser trabalhada.

    CONHEÇA A LINHA ELECTROLUX POR RITA LOBO

  4. Assim que todo o líquido tiver sido incorporado, acrescente a manteiga e, com a espátula, dobre a massa sobre ela mesma para incorporar. 
  5. Após adicionar a manteiga sove a massa com as mãos por cerca de 10 minutos: aperte e dobre a massa sobre ela mesma dentro da tigela até ficar bem lisinha (se preferir, sove a massa na bancada, mas sem adicionar mais farinha do que o indicado na receita, do contrário o pão pode ficar pesado e duro).
  6. Modele a massa numa bola, cubra a tigela com um pano e deixe descansar, em temperatura ambiente, por cerca de 1 hora, ou até dobrar de volume.
  7. Após o período de fermentação, transfira a massa para a bancada e achate delicadamente com as mãos. Com a espátula de padeiro, corte a massa em 5 porções e boleie cada uma — utilize a bancada como anteparo para tensionar a massa enquanto faz a bolinha.
  8. Unte a bancada com um pouco de óleo e coloque os pães modelados um ao lado do outro — assim eles crescem sem grudar na bancada. Cubra os pães com um pano e deixe descansar por mais 30 minutos. 
  9. Programe a AirFryer digital da linha Electrolux por Rita Lobo para cozinhar a 130 ºC por 20 minutos. Numa tigela pequena, quebre o ovo e misture bem com 1 colher (chá) de água. 
  10. Quando a AirFryer estiver pré-aquecida, abra a gaveta e, com um pincel, unte o cesto com óleo (se preferir, utilize um disco de papel antiaderente próprio para assar, do tamanho do fundo do cesto).
  11. Disponha um pão no centro do cesto e distribua o restante ao redor — eles ficam bem próximos uns dos outros mesmo. Pincele a mistura de ovo e agua sobre toda a superfície dos pães e deixe assar pelo tempo programado, até crescerem e dourarem.
  12. Com cuidado, transfira os pães assados para uma grade e deixe esfriar antes de servir.

 

PODE CONGELAR

Você pode congelar os pãezinhos já assados, bem embalados em um saco plástico, por até 3 meses.

Conheça a AirFryer da Rita Lobo

Sugestão de
cardápio

Conteúdo
adicional