Imagem da receita

Pão de leite com noz-moscada

Macio, adocicado, perfumado e com um sabor surpreendente trazido pela noz-moscada. Este pão tem sua receita inspirada na do pão de Gana, que é amanteigado, meio primo do brioche, mas bem mais simples de preparar. Fica excelente também no dia seguinte: quando partido ao meio e levado à torradeira, o sabor das especiarias parece ficar mais proeminente.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve8 pãezinhos


Ingredientes

  • 2 ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • ¾ de xícara (chá) de leite em temperatura ambiente
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em ponto de pomada
  • 1 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
  • 1 colher (chá) de sal
  • ¼ de colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
  • 1 ovo
  • 2 colheres (chá) de açúcar demerara (ou cristal) para polvilhar

Modo de preparo

  1. Numa tigela grande, misture 2 xícaras (chá) de farinha com o fermento, a noz-moscada e o sal — reserve o restante da farinha para adicionar na hora da sova.
  2. Na própria jarra medidora, misture o açúcar com o leite até dissolver.
  3. Abra um buraco no centro da farinha e adicione o leite aos poucos, misturando bem com uma espátula de silicone firme (ou de bambu) — atenção, o leite deve ser adicionado aos poucos mesmo, do contrário a massa pode ficar mole demais e difícil de ser trabalhada.
  4. Assim que todo o líquido tiver sido incorporado, acrescente 1 colher (sopa) de manteiga de cada vez e, com a espátula, dobre a massa sobre ela mesma para incorporar. 
  5. Após adicionar a manteiga, comece a sovar a massa com as mãos e vá adicionando a farinha reservada aos poucos durante o processo. Sove por cerca de 10 minutos: aperte e dobre a massa sobre ela mesma dentro da tigela até ficar bem lisinha (se preferir, sove a massa na bancada, mas sem adicionar mais farinha do que o indicado na receita, do contrário o pão pode ficar pesado e duro).
  6. Modele a massa numa bola, cubra a tigela com um pano e deixe descansar, em temperatura ambiente, por cerca de 1 hora, ou até dobrar de volume.
  7. Após o período de fermentação, transfira a massa para a bancada e achate delicadamente com as mãos. Com a espátula de padeiro, corte a massa em 8 porções e boleie cada uma — utilize a bancada como anteparo para tensionar a massa enquanto faz a bolinha.
  8. Transfira os pães modelados para uma assadeira grande antiaderente, deixando espaço entre cada um — lembre-se de que eles crescem ao assar. Cubra novamente com o pano e deixe descansar, em temperatura ambiente, por mais 30 minutos.
  9. Enquanto isso, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  10. Após os 30 minutos, quebre o ovo numa tigela pequena, adicione 1 colher (chá) de água e misture bem com um garfo — essa mistura, chamada eggwash, vai dar cor e brilho aos pãezinhos.
  11. Pincele toda a superfície dos pães com o eggwash e polvilhe cada um com um pouco do açúcar demerara. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até que os pães cresçam e dourem.
  12. Retire a assadeira do forno e, com uma espátula, transfira os pães assados para uma grade — assim o ar circula melhor entre eles sem o risco de umedecer a base ao esfriarem na assadeira. Deixe que esfriem completamente antes de servir.

PODE CONGELAR

Os pães de leite podem ser congelados já assados, em um saco fechado, por até 3 meses. 


Para descongelar: leve uma frigideira com o pão ao fogo baixo, borrife água e tampe, mantendo no fogo até descongelar. É bacana ir observando e virar o pãozinho na metade do tempo.


Você também pode levar ao forno preaquecido a 180 ºC (temperatura média). É só colocar em uma assadeira, sem se esquecer de borrifar água e esperar alguns minutos até descongelar.