Imagem da receita

Pão Nosso

Receita com nome próprio é para poucos! E esse pão merece. A receita foi criada por Luiz Américo Camargo, especialista em pão e autor dos livros Pão Nosso e Direto ao Pão, com um objetivo: ser o melhor pão que você pode fazer em menos tempo na sua casa. Entre uma baguete e uma ciabatta, o Pão Nosso é leve, tem casquinha crocante e dourada e miolo macio. É o pão ideal para sanduíches.


AutorLuiz Américo Camargo

Tempo de preparoAté 2h

Serve3 pães


Ingredientes

  • 400 g de farinha de trigo (2 ½ xícaras + ⅓ de xícara (chá))
  • 350 ml de água filtrada (1 ½ xícara (chá))
  • 5 g de fermento biológico seco instantâneo (1 ½ colher (chá))
  • 8 g de sal (1 ½ colher (chá))
  • 30 ml de azeite (2 colheres (sopa))

Modo de preparo

  1. Numa tigela grande, misture a água com o fermento. Adicione a farinha de uma só vez e misture bem com uma espátula de silicone para incorporar. Acrescente o azeite, o sal e continue dobrando a massa sobre ela mesma, para incorporar todo o azeite e ficar uniforme. Cubra com pano e deixe descansar por 15 minutos.

    Esta receita está no livro Direto ao Pão

  2. Passados os 15 minutos, vamos fazer uma “dobra”: na tigela, revire uma parte da massa com a espátula, de baixo para cima, e dobre sobre ela mesma. Vá girando a tigela e repetindo o movimento até dar uma volta completa – no total são 4 a 5 movimentos. Cubra e deixe descansar por mais 15 minutos.
  3. Repita a operação 2 vezes, com um intervalo de 15 minutos de descanso após cada dobra –  no total a massa vai ser “dobrada” 3 vezes.
  4. Após os últimos 15 minutos de descanso, polvilhe a bancada com bastante farinha – faça uma camada generosa, pois essa massa é bem mole.
  5. Vire a tigela e despeje a massa sobre a bancada. Polvilhe a massa com bastante farinha, dessa vez por cima dela – não estranhe, a massa é mole mesmo e vai se acomodar na bancada conforme cair da tigela. De leve, achate a massa, para distribuir o gás. Com a espátula de padeiro, ajeite as bordas da massa para ficar no formato retangular – não se preocupe em deixar a massa retinha.
  6. Com a espátula de padeiro (ou uma faca grande afiada), corte a massa no sentido do comprimento, para dividir em 3 porções iguais – dê golpes ágeis, cortando e afastando a porção de massa ao mesmo tempo. Polvilhe com mais um pouco de farinha as porções e, com a espátula, afaste bem uma das outras, para ter mais espaço.
  7. Para modelar, é preciso uma certa agilidade. Passe a espátula por baixo das laterais da massa, com golpes leves e ágeis, para que ela vá ficando cilíndrica. Com as mãos, em movimentos leves e rápidos, puxe cada porção de massa pelas extremidades, para ir alongando, como uma baguete. Vá ajeitando a forma do pão: as pontas não podem ficar muito finas, nem o centro muito grosso. Também não pode ficar chato como uma ciabatta. No fim da modelagem, cada pão vai ficar com cerca de 30 cm de comprimento.
  8. Com cuidado, transfira os pães para uma assadeira grande antiaderente. Lembre-se de deixar espaço entre eles. Cubra com um pano e deixe descansar novamente por 30 minutos.
  9. Enquanto isso, preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
  10. Passados os 30 minutos, leve a assadeira ao forno, borrife generosamente com água e feche a porta rapidamente – pode caprichar nas borrifadas, para formar uma nuvem dentro do forno.
  11. Os pães levam 20 a 25 minutos para assar. Retire do forno quando estiverem dourados. Transfira para uma grade e espere esfriar. 

 

Pão Nossinho

Você pode preparar uma versão individual do Pão Nosso, ideal para sanduíches. Basta cortar cada filão em 3 partes antes de levar à assadeira.

Sugestão de
cardápio