Pasta risotata com tomate e lula

Pasta risotata com tomate e lula

O método de cozimento usado nesta receita é similar a um risoto, o que garante um macarrão mais saboroso e um molho aveludado. Prato perfeito para um jantar entre amigos numa noite de verão.

Compartilhe
Ingredientes
  • 500 g de lula pequena, limpa e com os tentáculos
  • 300 g de macarrão espaguete (ou outra massa longa de grano duro)
  • 2 latas de tomate pelado em cubos (com o líquido)
  • 1 cebola-roxa pequena
  • 2 dentes de alho
  • ¼ de xícara (chá) de vinho tinto
  • azeite a gosto
  • 2 folhas de louro
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • folhas de manjericão a gosto para servir
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Fatie as lulas em rodelas de 2 cm de espessura, mantendo os tentáculos inteiros.
  1. Leve uma frigideira grande de borda alta ao fogo médio. Quando estiver bem quente, regue com 1 colher (sopa) de azeite e coloque ⅓ das lulas, sem amontoar. Tempere com sal e deixe cozinhar, sem mexer, por 1 minuto. As lulas dão uma encolhida, além de ficarem opacas e levemente douradas nas bordas; não deixe cozinhar demais para que não passem do ponto. Dê uma mexida rápida com a espátula e transfira as lulas douradas para uma travessa. Repita o procedimento com o restante, regando a frigideira com azeite a cada leva.
  2. Mantenha a frigideira em fogo médio e regue com 1 colher (sopa) de azeite. Adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar. Junte o alho e mexa por 1 minuto para perfumar.
  3. Regue com o vinho e raspe bem o fundo da frigideira para dissolver os queimadinhos — eles dão sabor ao molho. Adicione o louro, o tomate pelado e tempere com pimenta e 1 colher (chá) de sal; misture bem e deixe cozinhar em fogo médio até ferver. Desligue o fogo, tampe e reserve.
  4. Leve uma panela grande com 3 litros de água ao fogo alto para ferver. Misture 1½ colher (sopa) de sal, adicione o macarrão e deixe cozinhar por 3 minutos a menos que o tempo indicado na embalagem — o macarrão deve ainda estar cru no centro para terminar de cozinhar com o molho.
  5. Reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento e escorra o macarrão.
  6. Junte a massa ao molho, deixe em fogo baixo e vá adicionando, aos poucos, ½ xícara (chá) da água do cozimento, mexendo com a espátula até que o macarrão termine de cozinhar. Nesse método, o macarrão é finalizado com o molho, como se fosse um risoto — isso faz com que o molho fique mais aveludado e a massa absorva mais sabor. Acrescente a lula e misture bem. Sirva a seguir com folhas de manjericão.
Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Até 1h
Serve
Até 4 porções