Imagem da receita

Pê-efe de carne moída com palitos de mandioca assada

Esfriou? Esse pê-efe é perfeito para um almoço bem quentinho, sabor conforto. E essa carne moída com molho de cerveja é daquelas receitas que entram no cardápio do dia a dia e nunca mais saem de lá.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve6 porções

Para os palitos de mandioca

Ingredientes

  • 1,5 kg de mandioca (cerca de 1,2 kg se comprar já descascada)
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
  2. Corte a mandioca em fatias grandes de 8 cm de comprimento, descasque e lave bem sob água corrente. Transfira os pedaços para a panela de pressão e cubra com água, sem ultrapassar o nível máximo de ⅔ da panela.
  3. Tampe a panela e leve a panela ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos - a mandioca deve estar cozida mas ainda firme para ser cortada em palitos. Desligue o fogo e, importante, deixe todo o vapor sair antes de abrir a panela.
  4. Transfira a mandioca cozida para um escorredor, deixe escorrer bem a água e amornar o suficiente para você conseguir manusear os pedaços. Regue uma assadeira grande com metade do azeite.
  5. Corte cada pedaço de mandioca ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em palitos de cerca de 2 cm de espessura. Disponha os palitos na assadeira, um ao lado do outro, e regue com o azeite restante. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  6. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, até os pedaços ficarem dourados - na metade do tempo, vire com uma espátula para assar por igual. Enquanto a mandioca assa, prepare a carne moída.

Para a carne moída

Ingredientes

  • 1 kg de patinho moído
  • 1 lata de cerveja preta (350 ml)
  • 1 pimentão vermelho em cubos pequenos
  • 1 cebola picada fino
  • 3 dentes de alho picado fino
  • ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • 1 xícara (chá) de água
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 folha de louro
  • 6 talos de cebolinha fatiadas
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Retire a carne moída da geladeira e deixe em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes - ela não pode estar gelada na hora de ir para a panela. Leve pouco mais de 1 xícara (chá) de água para ferver (assim, o pouco que evaporar não vai interferir na medida da receita).
  2. Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e acrescente a carne - espalhe bem no fundo da panela para dourar melhor. Polvilhe com a farinha de trigo e deixe dourar, mexendo de vez em quando com a espátula para soltar os pedaços de carne. Se sua panela for pequena, doure a carne em duas etapas.
  3. Transfira a carne dourada para uma tigela e mantenha a panela em fogo médio. Regue com o azeite restante, junte a cebola e o pimentão, tempere com uma pitada sal e refogue por cerca de 3 minutos. Acrescente o alho, o louro e mexa por mais 1 minuto para perfumar.
  4. Adicione o extrato de tomate e misture bem. Regue com a cerveja preta aos poucos, raspando o fundo da panela com a espátula para dissolver os queimadinhos - eles dão sabor extra ao molho. Junte a água fervente, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até ferver.
  5. Volte a carne dourada para a panela e misture bem. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos até o molho encorpar - o álcool da cerveja vai evaporar. Misture a cebolinha fatiada e sirva a seguir, acompanhada dos palitos de mandioca assada, do arroz com queijo de coalho dourado e do feijão-preto com tomate e folhas de coentro.

Monte seu pê-efe:

Veja as receitas do arroz com queijo de coalho dourado e do feijão-preto com tomate e folhas de coentro.

Sugestão de
cardápio