Imagem da receita

Pê-efe de escalopinho de lombo com bacon e sálvia e couve-flor grelhada

O lombo de porco virou um bife fininho com sabor extra graças à companhia do bacon e da sálvia. Para completar o prato, arroz com cenoura, feijão branco cozido no molho de tomate e couve-flor grelhada.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeAté 2 porções

Para a couve-flor

Ingredientes

  • 1 couve-flor
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Descarte as folhas e corte a couve-flor em floretes pequenos, do tamanho de um bocado. Transfira para uma tigela e lave bem sob água corrente. Deixe escorrer bem a água numa peneira - quanto mais sequinha, mais dourada a couve-flor fica.
  2. Leve uma frigideira média, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, regue com um fio de azeite e junte quantos floretes couberem, sem amontoar um sobre o outro - eles precisam ficar em contato com o fundo da frigideira para dourar. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe por cerca de 6 minutos, virando com uma pinça para dourar por igual.
  3. Transfira os floretes dourados para uma travessa e repita com o restante. Cubra com um papel alumínio para não esfriar enquanto prepara os escalopinhos.

Para os escalopinhos

Ingredientes

  • 250 g de escalopes de lombo de porco (cerca de 8 unidades)
  • 2 fatias de bacon
  • 1 maço de sálvia
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Separe alguns palitos de dente para fechar os escalopinhos.
  2. Corte cada fatia de bacon em 4 pedaços. Tempere os escalopes com sal e pimenta-do-reino a gosto. Enrole cada escalope sobre si mesmo e prenda com um palito de dente, espetando um pedaço de bacon e uma folha de sálvia na emenda.
  3. Volte a frigideira ao fogo médio (nem precisa lavar). Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e coloque todos os rolinhos com a parte do bacon para baixo. Deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado. Transfira para uma travessa e mantenha a frigideira em fogo médio.
  4. Regue com mais um fio de azeite e junte as folhas de sálvia restantes. Deixe fritar por cerca de 1 minuto, até perfumar. Sirva os escalopinhos a seguir com a sálvia frita, a couve-flor grelhada, arroz com cenoura e feijão-branco com molho de tomate.

MONTE SEU PÊ-EFE

Veja as receitas do arroz com cenoura e do feijão-branco com molho de tomate.