Imagem da receita

Pê-efe de linguiça acebolada e repolho grelhado

Sopramos ares orientais no clássico brasileiro. O arroz frito veio da cozinha chinesa, o gengibre dá um toque refrescante ao feijão e o repolho ganha um molho picante.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeAté 4 porções

Para a linguiça flambada

Ingredientes

  • 500 g de linguiça toscana aperitivo fresca
  • 1 cebola
  • ½ xícara (chá) de tomates sweet grape
  • ¼ de xícara (chá) de cachaça
  • 1 colher (sopa) de azeite

Modo de preparo

  1. Corte a cebola ao meio, descasque e corte as pontas. Fatie cada metade em 5 gomos para formar pétalas. Lave, seque e corte os tomates ao meio, no sentido do comprimento.
  2. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a linguiça e deixe dourar por cerca de 12 minutos - mexa de vez em quando para dourar por igual.
  3. Mantenha a frigideira em fogo médio, junte a cebola fatiada e refogue por cerca de 2 minutos - a ideia é manter a cebola ainda crocante. Acrescente os tomates e misture bem.
  4. Para flambar: coloque a cachaça numa concha, aproxime de outra chama do fogão acesa e incline levemente para pegar fogo; regue as linguiças com a cachaça e deixe flambar até o fogo apagar sozinho. Cuidado: ao flambar as linguiças, a chama pode ficar bem alta. Transfira para uma travessa e cubra com um papel alumínio para não esfriar enquanto prepara o repolho.

Para o repolho grelhado

Ingredientes

  • 1 repolho verde
  • raspas e caldo de 1 limão
  • 1 pimenta dedo-de-moça picadinha
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Descarte as primeiras folhas do repolho e corte em 8 gomos: corte primeiro ao meio, na vertical; apoie a parte plana na tábua e corte cada metade em quatro gomos - assim as folhas permanecem unidas pelo talo central. Lave sob água corrente, com cuidado para não soltar as folhas, e seque bem cada um com o pano de prato.
  2. Numa tigela misture a pimenta com 2 colheres (sopa) de azeite, o caldo e as raspas do limão. Reserve. 
  3. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e acrescente 4 gomos de repolho de cada vez. Deixe dourar por 3 minutos de cada lado. Transfira para uma travessa e repita com o restante, regando a frigideira com mais azeite.
  4. Tempere os repolhos grelhados com sal a gosto e sirva a seguir com o molho picante, a linguiça flambada, o arroz frito com cebolinha e o feijão com gengibre

Monte seu pê-efe

Veja as receitas do arroz frito com cebolinha e do feijão com gengibre.