Imagem da receita

Pê-efe de milanesa de frango com geleia de tomate e pimenta

Veja como como transformar arroz, feijão, frango e tomate em um prato super elegante e surpreendente. E prepare-se para se apaixonar por essa geleia.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeAté 2 porções

Para a geleia de tomate com pimenta

Ingredientes

  • 4 tomates maduros
  • 2 pimentas dedo-de-moça
  • 1 dente de alho
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
  • ½ xícara (chá) de vinagre de vinho branco
  • 1 colher (chá) de pó de café
  • caldo de 1 limão
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

  1. Lave e seque as pimentas-dedo-de-moça. Corte cada uma ao meio no sentido do comprimento, descarte as sementes e pique fino. LAVE BEM AS MÃOS! (É sério, pois se passar a mão nos olhos vai arder até a próxima encarnação). Descasque e pique fino o dente de alho.
  2. Para tirar a pele dos tomates: leve uma panela média com água ao fogo alto. Enquanto isso, lave e corte um x na base de cada tomate. Prepare uma tigela com água e gelo. Assim que a água ferver, coloque os tomates; quando a pele começar a soltar, retire com uma escumadeira e transfira os tomates para a tigela com água e gelo - o choque térmico faz com que a pele se desprenda. A partir do corte em x, puxe e descarte a pele dos tomates.
  3. Numa tábua, corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Pique as metades grosseiramente e transfira para uma panela média. Junte o restante dos ingredientes, tempere com uma pitada de sal e misture bem.
  4. Leve ao fogo médio. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 25 minutos, com a tampa entreaberta – mexa de vez em quando com uma espátula para não grudar no fundo.
  5. Desligue o fogo e bata com um mixer (ou no liquidificador), até a geleia ficar lisa. Com uma concha, transfira a geleia ainda quente para um pote de vidro esterilizado e deixe amornar antes de levar para a geladeira – a geleia deve ser servida fria. Se preferir, prepare no dia anterior.

 

OBS: para a geleia esfriar mais rápido, espalhe numa assadeira pequena e leve para a geladeira enquanto prepara os outros itens do pê-efe.

Para o paillard de frango à milanesa

Ingredientes

  • 4 sassamis de frango
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • ⅔ de xícara (chá) de farinha de rosca
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de óleo para fritar
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Corte cada sassami ao meio, no sentido da largura - assim os paillards ficam arredondados na hora de abrir e a apresentação fica mais delicada.
  2. Para fazer os paillards: sobre a tábua, coloque um pedaço de filme, disponha 1 sassami no centro e cubra com outro pedaço de filme (ou use um saco plástico para alimentos; coloque o pedaço dentro do saco). Com a parte mais gordinha da palma da mão (ou com um batedor de carnes), bata e, ao mesmo tempo, empurre a carne do centro para as laterais - o objetivo é deixar o paillard bem fininho. Cuidado: se bater forte demais a carne pode romper.
  3. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para um prato fundo; bata com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas. Num prato raso, coloque a farinha de rosca, em outro coloque a farinha de trigo e tempere com uma pitada de sal. Forre uma travessa com papel-toalha.
  4. Numa frigideira de borda alta, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Para saber a temperatura certa para fritar: coloque um palito de fósforo; quando acender é sinal de que está no ponto certo.
  5. Enquanto o óleo aquece, empane alguns paillards de cada vez: tempere com sal e pimenta a gosto; passe cada paillard pela farinha de trigo e bata com as mãos para retirar o excesso; passe os sassamis pelo ovo batido e deixe escorrer bem o excesso; passe pela farinha de rosca e pressione com a mão para cobrir bem toda a superfície.
  6. Com cuidado, coloque 3 paillards para fritar de cada vez. Deixe cerca de 2 minutos até dourar e só então, com cuidado, vire com a escumadeira (ou pinça) para dourar o outro lado. Transfira para a travessa forrada com papel-toalha e repita com o restante. Sirva a seguir acompanhado da geleia de tomate com pimenta, o arroz de leite e o feijão-branco com alecrim.

Monte seu pê-efe

Veja as receitas do arroz de leite e do feijão-branco com alecrim