Imagem da receita

Pê-efe de sardinha com salada de batata assada

Esse é pra quem sempre pensa: preciso comer mais peixe. A sardinha empanada bem crocante fica irresistível na companhia dessa salada de batatas assada (um clássico do Panelinha!).


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeAté 2 porções

Para a salada de batata assada

Ingredientes

  • 500 g de batata bolinha
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de maionese caseira
  • 2 ramos de endro (dill) fresco
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
  2. Com uma escovinha para legumes lave bem a casca das batatas sob água corrente. Lave, seque e debulhe as folhas de endro.
  3. Corte as batatas ao meio. Transfira para uma panela média e cubra com água e eve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 6 minutos.
  4. Escorra bem a água e transfira as batatas para uma assadeira média. Regue com o azeite e tempere com sal e a pimenta-do-reino a gosto. Misture bem e espalhe na assadeira - quanto mais espaço entre as batatas, mais crocantes elas ficam. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, virando na metade do tempo, até dourar.
  5. Retire a assadeira do forno e deixe as batatas esfriarem (se preferir, sirva a salada morna). Transfira para uma tigela, junte a maionese, as folhas de endro e misture bem. Reserve enquanto prepara as sardinhas.

Para as sardinhas fritas

Ingredientes

  • 4 sardinhas frescas com pele, limpas e abertas
  • ½ xícara (chá) de fubá
  • caldo de ½ limão
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • óleo para fritar
  • gomos de limão para servir

Modo de preparo

  1. Numa travessa coloque as sardinhas, regue com o caldo de limão e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe em temperatura ambiente enquanto separa os outros ingredientes.
  2. Coloque o fubá num prato e tempere com sal. Forre uma travessa com papel-toalha.
  3. Leve ao fogo médio uma frigideira com cerca de ⅓ de xícara (chá) de óleo para aquecer - a quantidade de óleo pode variar de acordo com o tamanho da frigideira, use o suficiente apenas para cobrir o fundo.
  4. Retire 2 sardinhas do tempero e deixe escorrer o excesso de caldo de limão. Passe pelo fubá, empanando bem dos dois lados - pressione delicadamente com as mãos para grudar.
  5. Quando o óleo estiver quente, coloque delicadamente as sardinhas empanadas. Deixe por 3 minutos até ficar com a casquinha dourada. Com uma escumadeira, vire para dourar o outro lado por igual. Enquanto isso, empane as sardinhas restantes.
  6. Transfira as sardinhas douradas para a travessa forrada com papel-toalha e frite o restante. Sirva a seguir gomos de limão, salada de batata assada, arroz com alho-poró, feijão-carioca com cominho.

Monte seu pê-efe

Veja aqui as receitas do arroz com refogado de alho-poró e do feijão-carioca com cominho.