Imagem da receita

Peixe com batata e espinafre

Esta receita é o motivo ideal para se planejar e providenciar um peixe fresco nesta semana. O preparo é rápido, em uma panela só, e o resultado é surpreendente. Rende uma porção, mas é só multiplicar os ingredientes se tiver mais gente em casa.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve1 porção


Ingredientes

  • 1 tranche de robalo sem a pele (cerca de 140 g)
  • 5 batatas bolinhas
  • 1 xícara (chá) de folhas de espinafre
  • 1 pitada de cúrcuma
  • 1 dente de alho
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Lave, seque e corte as batatas em quartos. Descasque o alho e bata no pilão com uma generosa pitada de cúrcuma e 1 pitada de sal, até formar uma pastinha (se preferir, pique bem fino na tábua). 
  2. Numa frigideira de borda alta, coloque o azeite, a pastinha de alho e leve ao fogo baixo. Mexa por 2 minutos, até começar a grudar no fundo da panela. Cuidado: não deixe o alho escurecer para não amargar. Regue com 1 xícara (chá) de água e mexa com a espátula para dissolver os sabores.
  3. Adicione as batatas e aumente o fogo para alto. Quando ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos até as batatas ficarem levemente macias — para verificar espete com um garfo.
  4. Enquanto isso, tempere o peixe com sal e pimenta-do-reino a gosto. Lave e seque as folhas de espinafre.
  5. Assim que as batatas estiverem macias abra espaço na panela, coloque o peixe e deixe cozinhar com a tampa fechada por mais 10 minutos. Com uma espátula (ou pinça) transfira a posta de peixe para um prato. Adicione as folhas de espinafre às batatas, tampe e deixe cozinhar por mais 1 minuto até murchar – dê uma mexida com a espátula para cozinhar por igual. Sirva a seguir.
Sugestão de
cardápio